LOADING

Type to search

Eurobonds no Quênia: recursos, possibilidades e alertas

Share

O Quênia deverá crescer 6,4% em 2015, de acordo com a prospectiva preliminar da estreia dos Eurobonds no país[1]. O Governo queniano planeja vender US$ 1,5 bilhão de Eurobonds para mercados da América do Norte e Europa[2]. Esse é o maior valor registrado entre as economias da África Sub-Saariana, o que traz uma vantagem econômica para a maior economia do leste africano. Entre as perspectivas, destacam-se a possibilidade de utilizar esses recursos para financiar projetos de infraestrutura, tais como rodovias e ferrovias, visando tornar um país de média renda em 2030[3].

Recentemente, a agência de crédito Moody descreveu o ambiente de negócios do Quênia como favorável, avaliando o país com a nota B1. A agência Fitch assinalou o país com nota B+, dando aval para o ambiente estável[4]. Apesar do clima de otimismo, o Institute of Certified Public Accountants of Kenya(ICPAK) alertou que o uso dos créditos do Eurobonds para auxiliar no orçamento corrente poderia inserir o país em uma espiral de dívidas públicas em níveis insustentáveis[5]. Dessa forma, os Fundos deverão ser usados para financiar, de fato, projetos de infraestrutura.

——————————————–

Imagem (Fonte):

http://wealthcoaching.co.za/wp/wp-content/uploads/2012/11/Susan-Mercers-Money-Talk- Eurobonds.jpg

——————————————–

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.standardmedia.co.ke/business/article/2000123871/kenya-s-economy-to-expand-by-6-4-per-cent-in-2015

[2] Ver:

http://www.businessdailyafrica.com/Kenya-to-Start-Meeting-Investors-in-Debut-Dollar-Bond-Issuance/-/539552/2336850/-/r2x7us/-/index.html

[3] Ver:

http://www.cnbcafrica.com/markets/currencies/2014/05/21/effects-of-the-eurobond-on-the-kenyan-shilling/

[4] Ver:

http://www.theeastafrican.co.ke/business/Kenya-credit-rating-seen-as-favourable-ahead-of-Eurobond/-/2560/2336836/-/11fu715/-/index.html\

[5] Ver:

http://www.standardmedia.co.ke/business/article/2000123796/don-t-misuse-eurobond-proceeds-state-warned

João Antônio dos Santos Lima - Colaborador Voluntário

Mestre em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência como Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no projeto da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi). Foi representante brasileiro no Capacity-Building Programme on Learning South-South Cooperation oferecido pelo think-tank Research and Information System for Developing Countries (RIS), na Índia; digital advocate no World Humanitarian Summit; e voluntário online do Programa de Voluntariado das Nações Unidas (UNV) no projeto "Desarrollar contenido de opinión en redes sociales sobre los ODS". Atualmente, mestrando em Development Evaluation and Management na Universidade da Antuérpia (Bélgica) e Embaixador Online do UNV na Plataforma socialprotection.org.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!