LOADING

Type to search

Europeus temem insegurança jurídica na América Latina

Share

No dia 8 de maio*, a presidente da “Fundação União Europeia / América Latina e Caribe”** (criada em maio de 2012), a austríaca Benita Ferrero-Waldner, declarou ao chanceler brasileiro Antônio Patriota e ao assessor para “Assuntos Internacionais da Presidência da República”, Marco Aurélio Garcia, que os europeus querem a garantia de que os “Acordos Bilaterais” de investimentos serão cumpridos nos futuros “Acordos Comerciais” com países latinos e caribenhos.

 

A Europa sente  “insegurança jurídica” e quer evitar uma nova crise como a que envolve hoje a Argentina e a Espanha. De acordo com Benita, citada pelo jornal “O Globo”, “a guerra comercial causada pela estatização da parte da espanhola Repsol na petrolífera argentina YPF não mais se repetirá se os contratos forem respeitados”***.

A austríaca defendeu ainda uma solução negociada para a crise com os argentinos, mas, por outro lado, a “União Europeia” está prestes a adotar sanções comerciais contra a Argentina.

—————————

Fontes Consultadas

* Ver:

http://www.itamaraty.gov.br/agenda-do-senhor-ministro-das-relacoes-exteriores

** Ver:

http://eulacfoundation.org/es

*** Ver:

http://oglobo.globo.com/economia/ue-quer-garantia-de-paises-latinos-sobre-acordos-de-investimentos-4843758

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.