LOADING

Type to search

Evo Morales anuncia criação de “Escola Naval” na Amazônia boliviana

Share

Em discurso durante as festividades do 187º aniversário da “Armada Boliviana”, como é conhecida a esquadra naval do país, o presidente Evo Morales, do “Movimento ao Socialismo” (MAS), anunciou a criação de uma “Escola de Sargentos” no departamento amazônico de Beni, distrito de Riberalta (Bolívia)[1].

A localidade de “Tumichucua-Riberalta”, irá abrigar a sede da Escola, cujo projeto conta atualmente com investimentos de 4,3 milhões de dólares. Um dos motivos que levaram o presidente a aprovar tal empreendimento foi a falta de controle sobre os rios bolivianos na parte oriental, o que demonstrou a ausência de participação do Estado naquela área.

O transporte fluvial representa uma importante fonte de assistência às comunidades indígenas que moram na Amazônia boliviana, fato que também contribuiu para a decisão de fazer com que a Armada tenha maior presença em todas as bacias dessa região[2].

Além disso, a medida faz parte de uma iniciativa do presidente de aumentar a participação das “Forças Armadas” (FFAA) no processo de industrialização de seus recursos naturais estratégicos com grande ocorrência na área, tais como: gás, produtos agrícolas e minerais[3]. Esse processo visa à preparação militar e estratégica do país a prováveis crises no cenário internacional como a alimentar, climática, energética, financeira e econômica.

A Escola será composta por um bloco com dormitórios com capacidade de abrigar 760 alunos e 120 alunas. Seu plano de construção é de 300 dias, sendo que 20% dos financiamentos necessários à sua viabilização estão em vias de serem liberados[4].

——————–

Imagem Morales em comício – Reprodução Presidência Bolívia” (Fonte):

http://www.presidencia.gob.bo/#prettyPhoto/7/

——————–

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.infolatam.com/2013/11/06/evo-morales-construira-escuela-naval-en-la-amazonia/

[2] Ver:

http://www.larepublica.pe/06-11-2013/bolivia-construira-escuela-naval-en-la-amazonia-anuncio-evo-morales

[3] Ver:

http://www.radiosalta.com/detalle_noticias.php?id_contenidos=31138

[4] Ver:

http://eju.tv/2013/11/evo-particip-en-el-187-aniversario-de-creacin-de-la-armada-boliviana/

 

Paula Gomes Moreira - Colaboradora Voluntária Sênior

Doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política. É assistente de pesquisa do Observatório Político Sul-Americano (OPSA-IESP/UERJ) e Desenvolve atividade de pesquisa no Grupo de Estudos Interdisciplinar de Fronteiras (GEIFRON), da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.