LOADING

Type to search

Evo Morales expulsa a USAID da Bolívia

Share

A USAID investiu na quinoa bolivianaO presidente Evo Morales expulsou da Bolívia, na semana passada, a “Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional” (USAID, na sigla em inglês). Em discurso pronunciado no “Dia do Trabalho” (1o de Maio), Evo Morales afirmou que a agência interferia politicamente em diversas organizações sociais bolivianas[1], além de conspirar contra o governo nacional[2].

A expulsão foi longamente prenunciada por Morales, cuja decisão pode ter sido ensejada pela ideologia de seu governo e pelo alinhamento com a Venezuela[1], além do fato de a USAID ter-se oposto ao plantio de coca[3]. O governo estadunidense lamentou a decisão, classificou os argumentos de Evo Morales como “infundados” e afirmou que a Bolívia será a maior prejudicada com isso[4].

A USAID é a principal agência do governo estadunidense para administrar doações da sociedade civil para países em desenvolvimento. Foi criada na década de 1960, durante a presidência de John Kennedy. Ela atuava na Bolívia desde 1964 implementando programas de cooperação em saúde, em educação e em desenvolvimento sustentável[5].

——————————-

ImagemA USAID investiu na quinoa boliviana” (Fonte):

http://50.usaid.gov/quinoa-a-lucrative-crop-for-bolivia/

—————————–

[1] Ver:

http://www.aljazeera.com/news/americas/2013/05/201351224153629879.html

[2] Ver:

http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2013/05/morales-expulsa-usaid-da-bolivia-por-suposta-interferencia.html

[3] Ver:

http://www.washingtonpost.com/world/the_americas/bolivias-president-morales-expels-usaid-accused-it-of-working-against-him/2013/05/01/00e1ce28-b263-11e2-9fb1-62de9581c946_story.html

[4] Ver:

http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-22370494

[5] Ver:

http://bolivia.usaid.gov/

 

Tags:
Marcelo dos Santos Netto - Colaborador Voluntário

Bacharel em Comunicação Social, especialista e mestre em Relações Internacionais. Estagiou na Missão Diplomática Permanente do Brasil nas Nações Unidas (DELBRASONU - Nova Iorque, EUA). Desenvolve linha de pesquisa e carreira docente em Análise de Discurso sobre nacionalismo, desenvolvimento e segurança, com ênfase na América Latina. É escritor, articulista, cronista, conselheiro de cultura e membro de academias e de associações culturais.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!