LOADING

Type to search

Evo Morales solicita defesa da UNASUL pelo mandato de Dilma Rousseff

Share

O Presidente da Bolívia, Evo Morales, encaminhou no sábado passado, dia 19, um pedido à cúpula da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) para que a mesma se posicione em defesa do mandato da presidente brasileira Dilma Rousseff. No pedido, Morales solicita uma reunião de emergência da organização intergovernamental.

O líder boliviano mostrou preocupação com o cenário político brasileiro. Na visão de Evo Morales, a democracia no Brasil corre risco, ao passo que existe um Golpe de Estado em curso contra o Governo Dilma. O Presidente boliviano declarou ainda que há uma correlação de forças que quer impedir o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva de assumir o Ministério da Casa Civil.

Os Presidentes que fazem parte da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) – Evo Morales , Nicolás Maduro e Rafael Correa – chamaram atenção, na última semana, para a instabilidade dos governos progressistas na América do Sul que, segundo eles, são consequências das políticas internacionais dos Estados Unidos para o Continente. Para os Presidentes, o Governo estadunidense ensaia um “golpe suave” na região, ou seja, uma tomada do poder a partir dos arranjos constitucionais.

Essa não é a primeira vez que o presidente Evo Morales mostra-se preocupado com a situação política do Brasil. Em outra ocasião, o líder boliviano comparou a política brasileira com o processo que culminou no chamado Golpe Paraguaio, que destituiu do poder o então presidente Fernando Lugo.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160219_bolivia_referendo_mc_rb

Gabriel Sandino de Castro - Colaborador Voluntário 1

Mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (NEPRI/UFU).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!