LOADING

Type to search

Fábrica de Aviões Russa Irkut e cooperação com Governo do Paraná

Share

Esta semana, tornou-se público o acordo entre o Governo do Paraná (Brasil) e a empresa de aviões russa Irkut. O acordo visa a promoção do novo avião comercial MC21 produzido pela empresa, que virá a ser ofertado ao mercado brasileiro como alternativa aos atuais aviões de passageiros utilizados pelas operadoras aéreas[1]. Este novo avião é a continuação dos modelos Tu154 e Tu134, abrindo espaço para a Rússia no mercado altamente concorrido de aviões de passageiros. Para a Irkut, será uma excelente oportunidade, pois, além de oferecer os aviões ao mercado brasileiro, poderá disputar o mercado latino-americano.

A ViceGovernadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, declarou que o Governo de seu Estado tem buscado investimentos em inovação e tecnologia, afirmando que “o Paraná dá mais um passo para consolidar um setor considerado estratégico. O Governo do Estado concederá o suporte necessário para o sucesso do projeto da Irkut no Paraná e no Brasil[2]

É possível identificar o posicionamento do Governo paranaense em trabalhar como promotor da empresa no mercado brasileiro, entregando suporte para ela se projetar nacionalmente, uma vez que necessita de clientes para a instalar-se completamente.

Outro ponto é sobre a questão da transferência de tecnologia, apesar de a empresa poder vir a se instalar aqui no Brasil, não significa compartilhamento de tecnologia, razão pela qual  se pode traduzir o projeto no sentido de oferecer mais oportunidades de trabalho para os cidadãos do Paraná e do Brasil, mas não investimento em inovação tecnológica tal qual foi afirmado pela ViceGovernadora do Paraná.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://www.paranadesenvolvimento.pr.gov.br/arquivos/Image/aeronaveMC21.jpg

———————————————————————————————–

Fontes Consultadas:

[1] VerИркутзаинтересован в поставках в Бразилию МС21” (Publicado em 15 de novembro de 2015):

http://m.ria.ru/economy/20150915/1252920875.html

[2] VerParaná assina acordo com fábrica de aviões da Rússia” (Publicado em 18 de setembro de 2015):

http://www.paranadesenvolvimento.pr.gov.br/2015/09/84/Parana-assina-acordo-com-fabrica-de-avioes-da-Russia.html

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!