LOADING

Type to search

Filho do vice-presidente norte-americano Joe Biden assume cargo em empresa ucraniana

Share

Desde que a crise interna ucraniana se expandiu para além de suas fronteiras, as manobras políticas, diplomáticas e militares que envolvem os principais atores internacionais recebem cuidadosas avaliações, sobretudo pelo impacto que certas interpretações podem gerar na organização atual do Sistema Internacional, que ainda vive tensões antigas formadas na ordem mundial do pós-Segunda Guerra, algumas das quais ainda continuam trazendo grande importância na composição das análises.

Um desses cenários que inspiram tal tipo de atenção aconteceu na última semana, com a contratação de Robert Hunter Biden  para atuar como membro da diretoria de uma companhia energética ucraniana, a Burisma Holdings. Ele é filho do Vice-Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.  De acordo com a imprensa internacional, Robert Biden irá assumir o cargo na área jurídica da empresa, buscando aproximação da companhia com organizações internacionais. Quanto ao seu desafio, Robert comentou que o trabalho poderá ser uma ferramenta para auxiliar o fortalecimento da economia ucraniana. Nesse sentido, na fala que fez após sua incorporação, destacou à assistência dada às empresas por meio de temas como transparência, governo corporativo, responsabilidade e expansão internacional que servirão para beneficiar a economia do povo ucraniano.

O filho do Vice-Presidente tem um currículo importante como assessor e consultor jurídico nos Estados Unidos. Ele atua como assessor da Boies, Schiller & Flexner LLP, um dos maiores escritórios jurídicos, localizado em Nova York. É co-fundador e sócio gerente da empresa Rosemont Seneca Partners. Na Universidade de Georgetown, é professor adjunto no programa de mestrado da Escola de Serviço Exterior. Destaca-se também por ser Presidente do Conselho do Programa Alimentar Mundial (World Food ProgrammeUSA) que trabalha em associação com o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (The United Nations World Food Programme). Como atribuição, esta ONG oferece ajuda aos pobres em países em desenvolvimento, com auxílio à alimentação e educação a 300 crianças desnutridas.

A empresa Burisma Holdings é uma companhia de óleo e gás natural, considerada a maior produtora privada do país. Opera no mercado desde 2002, com ativos na Ucrânia, tendo permissão para atuar nas jazidas das regiões de Dnieper-Donetsk, Carpathian e Azov-Kuban.

Essa manobra conjuntural em períodos de tensões geopolíticas, atrelada ao fato de que uma das chaves das análises é justamente como ficará a questão energética com o agravamento da crise no leste europeu, levou cientistas políticos, analistas e atores governamentais a considerar que as estratégias adotadas pelos lados opostos da crise vai além das manobras militares e influência diplomática, devendo chegar à questão da alocação de meios e indivíduos especiais, como é o caso do filho do Vice- Presidente dos Estados Unidos, em setores sensíveis do âmbito econômico.

———————————

Imagem (Fonte):

https://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2014/5/14/1400079795193/Joe-Biden-Hunter-Biden-011.jpg

———————————

Fontes consultadas:

Ver:

http://carosamigos.com.br/index.php/economia/4133-ucrania-filho-de-vice-dos-eua-assume-cargo-em-petrolifera

Ver:

http://www.politico.com/story/2014/05/hunter-biden-ukraine-gas-board-106631.html

Ver:

http://www.politico.com//story/2014/04/hunter-beau-biden-health-105902.html

Ver:

http://burisma.com/hunter-biden-joins-the-team-of-burisma-holdings/

 

Victor José Portella Checchia - Colaborador Voluntário

Bacharel em Relações Internacionais (2009) pela Faculdades de Campinas (FACAMP), Especialista em Direito Internacional pela Escola Paulista de Direito (EPD) e Especialista em Política Internacional pelo CEIRI (Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais). Atuou em duas grandes multinacionais do setor de tecnologia e na área de Cooperação Internacional na Prefeitura Municipal de Campinas com captação de recursos externos, desenvolvimento de projetos na área econômica e comercial e buscando oportunidades de negócios para o município. Atualmente é Consultor de Novos Negócios na Avanth International em Campinas/SP. Escreve semanalmente sobre América do Norte com foco nos Estados Unidos.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.