LOADING

Type to search

Forças Especiais da Turquia cruzam a fronteira com o Iraque para perseguir militantes do PKK

Wladimír Tzinguílev - Bulgária 11 de setembro de 2015
Share

Soldados Especiais da Turquia cruzaram a fronteira com o Iraque na terça-feira, dia 8 de setembro, ao perseguir militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) que estariam envolvidos em um atentado a bomba, ocorrido no domingo, dia 6, que deixou mais de 16 militares turcos mortos[1]. Segundo fonte oficial da Turquia, o cruzamento da fronteira por Forças de Segurança visou evitar a fuga de suspeitos

Veículos de comunicação locais, citando militares, noticiaram que dois batalhões das Forças Especiais Turcas haviam cruzado a fronteira. Apesar da ofensiva, os ataques a Forças de Segurança da Turquia aumentaram recentemente. Também nesta terça-feira, pelo menos 14 policiais turcos morreram em dois ataques a bomba promovidos por militantes curdos[2].

Ainda na madrugada de terça-feira, em resposta ao ataque ocorrido no domingo, mais de 40 aviões de guerra da Turquia participaram de bombardeios às bases do PKK no Norte do Iraque. Desde o início da Ofensiva turca contra o PKK, em julho, mais de 200 pessoas morreram no conflito, quase a metade delas eram soldados e policiais.

A ofensiva ocorre em meio à “incerteza política no país[3], pois novas eleições legislativas foram marcadas para o dia 1o de novembro, após o fracasso do Partido que ganhou a maioria dos assentos no Parlamento, nas eleições de junho, de formar uma“coalizão para governar[3].

————————————————————————————————

Imagem (Fonte):

http://bulgarian.ruvr.ru/2013_01_08/Turski-vojski-ubili-12-kjurdi-na-granicata-s-Irak/

————————————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.bbc.com/news/world-europe-34183797

[2] Ver:

http://www.hurriyetdailynews.com/coe-pace-condemn-deadly-attacks-in-turkey-call-for-discretion.aspx?pageID=238&nID=88228&NewsCatID=339

[3] Ver:

http://www.bbc.com/news/world-europe-34181528

          

Wladimír Tzinguílev - Bulgária

De nacionalidade Búlgara, é Mestre em Segurança Corporativa (2012) pela Universidade de Economia Nacional e Mundial (UNSS, Sófia). Atua na área de Segurança Pública, Segurança Corporativa e Diplomacia Corporativa com foco nos países do Leste Europeu, sendo referência em questões relacionadas a Península Balcânica, Turquia e Rússia. Atualmente é jornalista e editor de notícias internacionais da Televisão Nacional da Bulgária (BNT).

  • 1

Deixe uma resposta