LOADING

Type to search

Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável

Share

Seis meses após o início da Agenda 2030, relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), organismos especializados das Nações Unidas, Estados, setores privados e sociedade civil têm se mantido em constante debate e em processo de aperfeiçoamento para aprimorar mecanismos de monitoramento e avaliação da nova agenda.

No plano global, a Organização das Nações Unidas (ONU) preparará, no período de 11 a 20 de julho, o Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de servir de plataforma para revisar e acompanhar a implementação da Agenda 2030, fornecer liderança política, recomendações e assessoria aos atores engajados e compartilhar evidências e experiências acumuladas pelos executores.

Na América Latina, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) criou, em maio, o Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável, com o comprometimento de acompanhar os avanços regionais e subsidiar as discussões dos Foros Políticos de Alto Nível sobre o mesmo tema, mediante a elaboração de relatórios de progresso para as discussões globais e de relatórios de avanço quadrienal.

Entre as 16 ações indicadas como atribuições futuras do Fórum regional, destacam-se o fortalecimento da coordenação, a promoção da cooperação e a oferta de orientações políticas mediante recomendações para o desenvolvimento sustentável no âmbito regional e, por fim, a promoção da integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável de forma holística e intersetorial.

———————————————————————————————–                    

Imagem (Fonte):

http://madenetwork.org/sites/default/files/7.jpg

João Antônio dos Santos Lima - Colaborador Voluntário

Mestre em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência como Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no projeto da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi). Foi representante brasileiro no Capacity-Building Programme on Learning South-South Cooperation oferecido pelo think-tank Research and Information System for Developing Countries (RIS), na Índia; digital advocate no World Humanitarian Summit; e voluntário online do Programa de Voluntariado das Nações Unidas (UNV) no projeto "Desarrollar contenido de opinión en redes sociales sobre los ODS". Atualmente, mestrando em Development Evaluation and Management na Universidade da Antuérpia (Bélgica) e Embaixador Online do UNV na Plataforma socialprotection.org.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.