LOADING

Type to search

G-8 se reúne para auxiliar financeiramente os países árabes

Share

O “Grupo dos 8” (G-8), os países mais industrializados do mundo (G-7), mais a Rússia, declarou no sábado passado, dia 9 de setembro, que as instituições internacionais auxiliarão os países árabes que passam por crise política e vivem momentos pós-revolucionários com um montante de 38 bilhões de dólares a serem destinados até o ano de 2013. 

 

O objetivo é disponibilizar recursos e liberar ativos que foram congelados dos antigos governos depostos, visando criar condições econômicas para os novos governos legitimados executarem as modificações necessárias na infra-estrutura do país, para criar e restaurar instituições e conseguirem reorganizar as respectivas produções econômicas.

As potências mundiais estão preocupadas com o vácuo de poder que pode ser gerado, caso os novos governantes não tenham condições financeiras imediatas para se manterem, gerando produção econômica e criando meios para realocar os recursos humanos que foram desviados ao longo dos processos revolucionários.

Não excluíram a Líbia deste processo de auxílio. Sabedores de que o ponto central está na indústria energética, em especial no setor do petróleo, os representantes dos G-8 declararam que inicialmente os investimentos serão para a restauração da produção líbia nesta atividade.

Em comunicado, declararam: “Nós estamos prontos para ajudar as autoridades da Líbia nos esforços para reconstruir o país. (…). Enfatizamos a importância do apoio internacional para ajudar o Conselho Nacional de Transição para restaurar as atividades econômicas, especialmente a produção de petróleo e gás”*.

Fica em aberto como será a coordenação entre as potências para a gestão dos recursos, participação da reestruturação da infra-estrutura e a reativação dos negócios que havia antes das quedas dos regimes anteriores.

———————-

* Fonte:

http://www.dgabc.com.br/News/5912649/g-8-deve-liberar-us-38-bilhoes-paises-arabes.aspx

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.