LOADING

Type to search

Gasoduto do Norte prejudicará finanças da Ucrânia

Share

O Primeiro-Ministro da Ucrânia, Arseny Yatsenyuk, declarou que o projeto do novo sistema de gasoduto a cruzar o Mar Báltico, o Nord Stream, que irá garantir o fornecimento de gás à União Europeia por fora do território ucraniano, poderá retirar da Ucrânia cerca de 2 bilhões de dólares que eram amortizados em função dos royalties pagos pelo percurso do gás através do seu país. Por essa razão, ele pede o banimento do Nord Stream.

O novo sistema vai de Vyborg, na Rússia, até Griefswald, na Alemanha, o que, segundo o Ministro, é um custo maior para os países do sul e do oeste europeus, uma vez que o caminho pela Ucrânia é 140 mil metros mais curto, podendo a distância influenciar no preço final.

Em sua declaração, o ministro Arseny Yatsenyuk mostra o temor que a Ucrânia tem em perder esses royalties, mas é preciso recordar que a instabilidade política no país fez a Rússia se precaver de futuros percalços, adotando procedimentos de segurança comercial, como é o caso de liberar gás para Ucrânia apenas através de sistema pré-pago. Outro ponto importante de se notar é que Yatsenyuk não direciona seu discurso para Rússia e sim para Europa, podendo-se inferir que ele percebe maior potencial de cooperação com os países da União Europeia (UE) do que com a Rússia, seu vizinho e parceiro histórico.

Atualmente, é possível observar também a profundidade da crise ucraniana e o quanto isso afetou sua economia, bem como os cenários de cooperação, colocando a relação com a Federação Russa, que tem a maior reserva de gás do planeta, em situação de constante desconfiança, enquanto a União Europeia mantém seu apoio irrevogável ao Governo de Kiev. No entanto, ainda assim, os europeus compram e necessitam do gás russo e, por essa razão, há grande probabilidade desses países apoiarem o Nord Stream enquanto a Federação Russa evitar interrupções no abastecimento de gás à Europa, mesmo que, conforme argumentado por Arseny Yatsenyuk, sua construção prejudique diretamente a Ucrânia.

————————————————————————————————

Imagem (Fonte):

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Spirit_of_Europe_Nord_Stream_Sign_Tallinn_19_May_2014.JPG

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.