LOADING

Type to search

General brasileiro assume comando militar da MINUSTAH

Share

No dia 13 de março, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou a nomeação do general brasileiro José Luiz Jaborandy como novo comandante militar da “Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti” (MINUSTAH, sigla em inglês). Jaborandy assumiu o Comando da Missão no último sábado, dia 15 de março, no lugar do general Edson Leal Pujol, também brasileiro.

O secretário-geral da ONU destacou em seu comunicado que a “dedicação, profissionalismo e liderança de Leal Pujol contribuíram de grande forma para os esforços de estabilização das Nações Unidas no Haiti[1].

O Brasil está no comando do contingente militar da MINUSTAH desde 2004 e promove diversos Projetos de cooperação econômica, técnica e humanitária com o Haiti, mas, em abril do ano passado (2013), o Brasil reduziu suas tropas no Haiti para aproximadamente de 1.200 militares, um número similar ao que mantinha até o terremoto de 2010.

—————————————————-

Fonte Consultada:

[1] Ver:

http://www.un.org/News/Press/docs/2014/sga1455.doc.htm

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.