LOADING

Type to search

Tags:

“Global Labour University Conference”: o ponto de vista de alguns sindicatos

Share

Na semana entre 26 e 29 de setembro ocorreu em Campinas uma “Conferência Internacional” que envolveu sindicatos e pesquisadores do mundo do trabalho de todos os continentes, na qual foi possível apresentar artigos e reflexões acerca de pesquisa relativa a temas abordados no encontro. Dentre a diversas impressões obtidas, é possível destacar as seguintes:

 

1.     Os Sindicatos têm buscado respostas efetivamente globais para as estratégicas das empresas multinacionais. As “Federações Sindicais Internacionais” são organizações que buscam representar os trabalhadores transnacionalmente e os “Acordos Marco Internacionais” (realizados entre empresas e federações, com escopo global) são as evidências dessa representação;

2.     A saída da crise instalada na zona do euro é política, e não econômica, de acordo com os sindicalistas. As medidas de austeridade fiscal sugeridas principalmente pela Alemanha para os países da região teriam, em suas opiniões, o efeito de estagnação econômica;

3.     Há uma preocupação evidente com o desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade ambiental: não por acaso o tema do Congresso em questão foi “Sustainable growth, development and labour: progressive responses at local, national and global level” (“Crescimento sustentável, desenvolvimento e trabalho: respostas nos níveis local, nacional e global”, em tradução livre).

Os debates situados no âmbito desta Conferência foram importantes para os sindicatos em geral. Para dimensionar seu significado podemos mencionar, por exemplo, a presença de um importante economista heterodoxo brasileiro, Luiz Gonzaga Beluzzo, e representantes de entidades como a “Organização Internacional do Trabalho”, a Friedrich Ebert-Stifung, e a principal federação sindical norte americana, a “American Federation of Labor and Congress of Industrial Organizations” (AFL-CIO)

———————-

Fonte:

Observações realizadas pela autora da nota analítica, que esteve presente na Conferência e apresentou um paper.

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.