LOADING

Type to search

Governo da Croácia apresenta pacote de reforma econômica

Share

Na quinta-feira, 28 de abril, um plano de reformas econômicas foi apresentado pela equipe econômica do Governo da Croácia. Anunciado pelo Primeiro-Ministro, Tihomir Oreskovic, o plano conta com 60 tópicos, divididos em áreas majoritárias de estabilidade macroeconômica e fiscal, que tem previsão de serem postas em prática nos próximos 18 meses.

Vindo de seis anos em recessão, no último ano (2015) a dívida pública atingira 87% do PIB anual e o déficit orçamental chegou a 2,9% do PIB. Em comparação com 2014, o PIB cresceu 1,6% – sendo que a taxa de desemprego bateu 17,2% no mês de março. Estes números levam Oreskovic a crer que obterá respaldo da população croata com suas novas incursões para a reestruturação econômica, que, segundo ele, “impulsionariam o crescimento e o emprego”.

Polêmicas reformas nos setores de pensões, saúde e a elevação da idade mínima para a aposentadoria também fazem parte do pacote. Além da previsão de crescimento, Oreskovic salientou que, “em qualquer caso, até o final deste ano vamos considerar todas as alterações possíveis no nosso sistema de tributação para torná-lo mais estável, simples e que gere estímulo para investidores”. Medidas de diminuição de parcelas do Governo em empresas e uma mudança no pagamento de funcionários do Estado também estão previstas.

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Tomislav Tolusic, apontou que todas essas medidas e reformas foram aprovadas com anuência de todos os membros da coalizão e acredita que a Oposição colaborará com o processo. Zagreb, que atualmente se encontra com o status de membro mais recente da União Europeia, pretende apresentar as reformas em Bruxelas para evitar medidas corretivas, levando em consideração os recentes números preocupantes em seus índices econômicos.  

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/76/Croatia_EU_flags.jpg

Matheus Felten Fröhlich - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-RS. Bacharel em Relações Internacionais (2014), pelo Centro Universitário Univates de Lajeado - RS, realizou estudos em Segurança Internacional na Högskolan i Halmstad em Halmstad, Suécia (2013). Áreas de interesse em pesquisa são em Política Internacional, Segurança Internacional, Península Balcânica e etnias nas Relações Internacionais.'

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!