LOADING

Type to search

[:pt]Governo dos EUA informa que Sistema antimíssil sul-coreano será implantado “dentro de dias” [:]

Share

[:pt]

Desde o ano passado (2016), Coreia do Sul e os Estados Unidos (EUA) firmaram uma parceria que se destina a implantar sistemas de interceptação de misseis, do tipo THAAD (Terminal High Altitude Area Defense), em território sul-coreano. Essa estratégia de defesa fez com que as tensões com sua vizinha Coreia do Norte aumentassem e viesse a ocorrer ameaças de uma possível guerra entre os três países envolvidos.

Até aquele ano, o período para implantação dos mísseis estava previsto para o fim de 2017, porém, devido ao agravamento das tensões nas relações entre o governo Trump e a Coreia do Norte, bem como as ameaças do líder norte-coreano, King Jong-um, de lançar misseis nas próximas semanas do mês de maio (2017), fizeram com que as duas nações, a estadunidense e a sul-coreana, viessem a antecipar as instalações do sistema antimísseis.

A informação veio do Congresso norte-americano na última quarta-feira, dia 26 de abril, por meio do comandante dos Estados Unidos na Ásia-Pacífico, Adm Harry Harris, o qual afirmou que os mísseis estariam em modo “operacional nos próximos dias”. Ressalte-se que a previsão para antecipação (…) já havia sido fortalecida durante a visita do Vice-Presidente dos EUA, Mike Pence, ao Primeiro Ministro da Coreia do Sul, Hwang Kyo-ahn, na penúltima segunda-feira.

Durante a reunião, ambos os representantes de Estado concordaram em continuar respondendo às ameaças da Coreia do Norte de modo a fortalecer a capacidade de dissuasão e a postura de defesa por meio dos antimísseis THAAD, além de intensificar a prontidão da aliança Coréia do Sul-EUA.

Por meio do site oficial do Governo norte-americano, as informações, fornecidas pelo Ministério da Defesa de Seul, são de que, ao mesmo tempo que o comandante Harris fazia seu comunicado, os elementos que fazem parte dos antimísseis estavam sendo transferidos para um antigo campo de golfe, no condado de Seongju, destinado a ser o local de implantação do equipamento. Ainda segundo o Ministério, a construção final e operacional do THAAD será concluída até o final deste ano (2017), porque ainda é necessária uma avaliação ambiental e a construção do local a ser implantado.

———————————————————————————————–                    

Imagem 1Comandante Adm Harry Harris” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/46/US_Navy_110830-N-IZ292-185_Vice_Adm._Harry_B._Harris_Jr.%2C_commander_of_U.S._6th_Fleet%2C_departs_the_Skjold-class_coastal_corvette_HNoMS_Steil_%28P963%29.jpg

Imagem 2Antimíssil THAAD” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/Thaad_missile_and_launcher.jpg

[:]

Ana Raquel Cordeiro - Colaboradora Voluntária Júnior

Graduada em Relações Internacionais (2014) pela Universidade da Amazônia – PA e profissionalmente atua com gestão de empresas. Áreas de interesse em pesquisa são em Marketing e mídias Internacionais, Conflitos bélicos e étnicos de interesse internacional, dentre outros.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.