LOADING

Type to search

Governo Espanhol estatiza o “Banco Financiero y de Ahorros”

Share

No dia 9 de maio, o Governo espanhol decidiu estatizar o “Banco Financiero y de Ahorros”, com isso controlará 45% do “Bankia” (quarta maior entidade financeira do país por ativos). O “Ministério da Economia” impulsionará os trâmites para transformar em ações o empréstimo de € 4,465 bilhões que o país concedeu ao grupo no final de 2008.

 

O Governo da Espanha considera esta estatização “um primeiro passo necessário para garantir a solvência, a tranquilidade dos clientes e dissipar as dúvidas dos mercados sobre as necessidades de capital da entidade”, destacou a “Folha de São Paulo”*.

Por sua vez, a nova gerência do “Bankia”, presidido pelo ex-diretor do BBVA José Ignacio Goirigolzarri, terá de apresentar ao “Banco de España” seu plano de reestruturação, viabilidade e melhora de gestão corporativa.

O Governo espera ainda que o “Bankia”,  com 10 milhões de clientes e mais de 400 mil acionistas, aproveitará seu potencial para continuar desempenhando um papel primordial no setor bancário espanhol.

———————————

Fonte Consultada: 

* Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1087948-espanha-estatiza-quarto-maior-banco-do-pais-por-crise-financeira.shtml

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.