LOADING

Type to search

Governo espanhol estuda intervir na gestão financeira do “Principado de Astúrias”

Share

Diante do problema do “déficit fiscal” e do desafio de reduzir o orçamento, o Governo espanhol anunciou em nota de imprensa* que está estudando aplicar uma Lei aprovada recentemente que permite intervir na gestão financeira do “Principado de Astúrias”, província espanhola. A província qualificou o anúncio de “desleal, desrespeitoso e antijurídico”**.

 

O anúncio surgiu após a “Comissão Europeia” alertar para a possibilidade da Espanha falhar em seus objetivos de consolidação orçamental devido às dificuldades fiscais das comunidades autônomas.

A preocupação é partilhada pelos mercados internacionais que temem um resgate europeu da Espanha por causa na crise na região, da debilidade de seu sistema bancário e pela fragilidade  do próprio Presidente do Governo espanhol.

O primeiro-ministro Mariano Rajoy, do “Partido Popular”, afirmou ontem, 12 de maio, no “Congresso do Partido Popular do País Basco”, que irá “exigir que as comunidades autônomas supram o déficit”*.

O Governo do “Principado de Astúrias” anunciou** que não renunciará à possibilidade de levantar uma ação judicial contra o “Ministério da Fazenda e Administração Pública” pelos danos que o anúncio da “intervenção financeira” na região pode ter causado à comunidade.

—————————–

Fontes Consultadas:

*Ver:

http://es.finance.yahoo.com/noticias/gobierno-estudia-intervenir-cuentas-asturias-123213023.html

** Ver:

http://noticias.interbusca.com/economia/el-principado-de-asturias-estudia-acciones-legales-contra-el-ministerio-de-hacienda-20120513182525.html

 

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!