LOADING

Type to search

Governo Iraniano lança serviço semelhante ao Youtube e anuncia o avanço de sua “internet nacional”

Share

No dia 9 de dezembro, o Irã lançou o portal mehr.ir, uma espécie deYouTubemantido pelo Governo do país. De acordo com o presidente da radiotelevisão iraniana (Irib), Lotfollah Siahkali, o objetivo é promover “produtos de valor”* na rede. “A partir de agora, as pessoas podem utilizar o site para postar seus vídeos ou ver as produções da TV iraniana”*, declarou Siahkali durante o anúncio do portal.

Ele solicitou aos usuários que postem vídeos sobre as celebrações da “Ashura”, uma das datas mais importantes do calendário xiita, para que “as pessoas de todo o mundo possam se familiarizar com a cultura iraniana”*. Aparentemente, o portal funciona como o “Youtube”, com vídeos enviados pelos usuários.

O Governo também abriu uma página no Facebook dedicada ao novo serviço MEHR, na qual o conteúdo é aprovado pelo ministério da Cultura e da Orientação Islâmica. Na ocasião, as autoridades também anunciaram o lançamento gradual de uma “internet nacional”.

O Irã foi o primeiro país do “Oriente Médio” a introduzir a Internet, mas ainda é necessário obter autorização do Estado para que seja possível acessar a web. Estimativas** apontam que há cerca de 36 milhões de cibernautas no país, um número considerável e cada vez mais difícil de controlar. Após o Governo ter bloqueado o acesso ao “Google” e a vários serviços de e-mail em março deste ano (2012) o ministro das Comunicações, Reza Taghipour, confirmou** a criação de uma “Rede Alternativa à Internet.

Analistas indicam que esta medida permite ao Irã controlar a informação e difundir o que quiser dentro do país sem que o exterior saiba, o que pode aumentar ainda mais a desconfiança do mundo ocidental em relação ao país. 

————————————————–

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://www.antena3.com/noticias/tecnologia/iran-lanza-propia-version-youtube-promover-productos-valor_2012120900068.html

** Ver:

http://jornal.ceiri.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3095:apesar-de-sua-censura-a-internet-lider-iraniano-torna-se-usuario-do-instagram&catid=94,95,108:notas-analiticas&Itemid=656

Enhanced by Zemanta
Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.