LOADING

Type to search

Governo russo diz a suas corporações que elas devem estar prontas para fornecer recursos em tempos de guerra

Share

Na sexta-feira passada (27 de setembro) o “Ministro da Defesa” russo – Sergei Shoigu – fez uma declaração na qual afirmou que empresas privadas e estatais deveriam estar prontas para providenciar tudo o que for necessário para as “Forças Armadas” russas em caso de um conflito militar[1]. Apontando para as empresas de petróleo, como a Gazprom, a LUKoil e a Rosneft, ele salientou que elas deveriam saber claramente o que, quando e como enviar seus produtos para as “Forças Armadas”. Também afirmou que empresas do ramo de transporte e de geração de energia estão incluídas nessa mensagem.

Alguns analistas observam esse posicionamento como uma forma de a Rússia mostrar ser uma nação capaz de se defender militarmente e também para apresentar que está socialmente preparada para ações militares, se preciso for. Outros analistas identificam o posicionamento russo como um retorno das políticas externas da antiga “União Soviética” (como muitos comentaram, que “o Urso acordou da hibernação”).

Vários observadores, abordando o tema de maneira mais cética e percebendo-o da perspectiva dos negócios russos, interpretam o fato como uma manobra feita no mercado internacional para trazer novamente para a agenda dos Estados a temática da guerra convencional e assim restabelecer a venda de armas destinadas a esse tipo de combate (tanques, jatos e navios), as quais, nos últimos anos, têm perdido terreno para materiais bélicos voltados para a contra-insurgência, o combate urbano e o patrulhamento (ou seja, tipos de combates que usam veículos blindados leves, armas de pequeno porte, aeronaves de carregamento de tropas e suporte terrestre). Interpretam ainda que os usos desses armamentos foram motivados pelas necessidades dos Exércitos que ocuparam Iraque e o Afeganistão, bem como estimulados pelas necessidades das diversas “Missões de Paz” que atualmente estão em andamento pelo mundo.

————————-

Imagem (Fonte – Governo Russo):

http://government.ru

————————-

Fonte consultada:

[1] Ver:

http://en.rian.ru/military_news/20130928/183803977/Defense-Minister-Unveils-Russias-Wartime-Plan.html

Tags:
Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.