LOADING

Type to search

Grécia: a maior ação da história econômica mundial

Share

Os ministros de Finanças da “Zona do Euro” aprovaram na segunda-feira, 12 de março, o resgate financeiro de 130 bilhões à Grécia. O acordo espera a ratificação das autoridades dos 17 países que usam a euro, previsto até hoje, 14 de março, de acordo com o presidente do grupo, Jean-Claude Juncker*.

 

Na reunião Juncker também anunciou* que a dívida soberana da Grécia deve cair a 117% de seu “Produto Interno Bruto” (PIB) até 2020. Na operação, 85,8% do valor de face dos títulos da dívida foram trocados por novos papéis, em que os investidores assumiram perdas de 53,5%. Isso representa 177,3 bilhões, o que transforma a ação na maior da história econômica mundial.

Apesar deste resgate, a “Zona do Euro” continua em “estado de alerta” com relação a Grécia. O ministro alemão de Finanças, Wolfgang Schäuble, admitiu a possibilidade da Grécia precisar de um terceiro pacote de resgate. “Ninguém pode excluir que, em determinado momento, a Grécia necessite de um terceiro pacote de assistência”**, afirmou Schäuble em entrevista ao jornal belga “De Morgen”, citado pelo jornal “InfoMoney”.

————————————

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE82B0AZ20120312

** Ver:

http://www.infomoney.com.br/europa/noticia/2367691-ministro+financas+alemanha+nao+descarta+terceiro+resgate+grecia

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!