LOADING

Type to search

[:pt]Grupo Guerrilheiro colombiano FARC entrega as armas[:]

Share

[:pt]

No último dia 2 de fevereiro, quinta-feira passada, a Missão das Nações Unidas na Colômbia anunciou que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) iniciaram o processo de entrega dos seus armamentos. Essa é uma das etapas do Acordo de Paz ajustado entre o Governo colombiano e o grupo guerrilheiro.

A região onde se localiza Los Pondores, situada ao norte da Colômbia, foi o ponto final de um dos mais sangrentos conflitos atuais da humanidade. Na localidade, foi criado um campo de desmobilização chamado Ponto Transitório de Normalização de Pondores, que fica dentro dos limites do departamento de La Guajira.

Os integrantes das Farc marcharam para o local, onde foram recebidos pelo alto-comissário para a paz do governo do país, Sergio Jaramillo. Além de Jaramillo, estavam presentes a liderança da entidade paramilitar, Ivan Márquez, e o vice-diretor do grupo de observadores da Missão da ONU, José Mauricio Villacorta.

O representante da ONU na ocasião, Villacorta, afirmou que “Enquanto missão da ONU, esse momento é crucial porque significa que nós continuaremos a verificar o cessar-fogo e a suspensão das hostilidades através de nossa participação no Mecanismo Tripartite. E nós seremos capazes de começar a parte operacional da verificação da deposição de armamentos”.

Vale ressaltar que a entrega dessas armas já estava sendo articulada há cerca de 6 (seis) meses, desde setembro do ano passado (2016), quando o Acordo foi assinado. O primeiro passo consiste em as Farc fornecerem todas as informações para identificar, registrar e coletar as armas em seu poder. Dentro desse universo, também serão incluídas minas ou restos de explosivos que estejam espalhados pelo país.

Diante desses fatos, o que se observa é que o Acordo está se tornando uma realidade. Apesar do grande contingente de pessoas que se deslocou ao Ponto Transitório de Normalização de Pondores, cerca de 5.800 pessoas, não houve nenhum incidente grave, o que foi comemorado pelos representantes da ONU. Contudo, o que resta aos expectadores dessa grande mobilização é a torcida para que a paz seja de uma vez estabelecida.

———————————————————————————————–                    

Imagem 1 Bandeira das FARC” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Forças_Armadas_Revolucionárias_da_Colômbia#/media/File:Flag_of_the_FARC-EP.svg

Imagem 2 Sergio Jaramillo Caro” (Fonte):

https://es.wikipedia.org/wiki/Sergio_Jaramillo_Caro#/media/File:Sergio_Jaramillo_Caro.jpg

Imagem 3 Foto de la primera pagina del Acuerdo Final Para La Terminación Del Conflicto Y La Construcción De Una Paz Estable Y Duradera’ (texto completo aquí) publicado 24 de agosto de 2016” (Fonte):

https://es.wikipedia.org/wiki/Acuerdos_de_paz_entre_el_gobierno_Santos_y_las_FARC#/media/File:Acuerdo_final.jpg

[:]

Jamile Calheiros - Colaboradora Voluntária

Bacharel em Relações Internacionais e Direito, com especializações em Direito Público Municipal e em Política e Estratégia. Aluna especial no Mestrado Acadêmico em Administração pela UFBa. Possui experiência na área jurídica adquirida em estágios em escritórios de advocacia, Petrobrás, Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Tem experiência internacional, em Dublin – Irlanda. Diretora Institucional da BBOSS. Voluntária [email protected] - Project Management Institute – Capítulo Bahia, Diretoria de Alianças e parcerias desde Agosto de 2015.

  • 1

Deixe uma resposta