LOADING

Type to search

Haiti fortalecendo seus cafezais em cooperação com Brasil e Japão

Share

O “Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural” (INCAPER) integra o “Projeto de Cooperação Trilateral” entre o Brasil, Japão e o Haiti para ajudar na recuperação das lavouras cafeeiras em sistema agroflorestal daquele país.

O INCAPER será responsável por elaborar um projeto de renovação e revigoramento da lavoura cafeeira para implantar um sistema sustentável, associado às culturas de frutas, de florestas e de subsistência (como milho e feijão) no país.

 

De acordo com nota do INCAPER, os técnicos do instituto fizeram um diagnóstico de Beaumont (Haiti) e observaram, por exemplo, que o manejo das lavouras era inadequado, identificando vários fatores, e isso refletiu diretamente na queda da produtividade. Também identificaram que o clima da região de Beaumont é semelhante ao da “Região Serrana do Espírito Santo” (sudeste do Brasil), algo que permitirá estudos comparativos e treinamentos.

Após a aprovação do projeto, cinco haitianos irão ao Espírito Santo para serem capacitados, voltarem ao Haiti e atuarem como multiplicadores. De acordo com a nota, cada um deve levar o conhecimento adquirido no Brasil a pelo menos outros 40 produtores rurais haitianos. Estima-se que mais de 1.300 famílias devem ser contempladas.


———————————————–


Fonte Consultada:

*Ver:

http://www.incaper.es.gov.br/noticia_completa.php?id=2291

Ver também Nestlé fecha acordo com o BID para fortalecer cafeicultura no Haiti”:

http://jornal.ceiri.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3013%3Anestle-fecha-acordo-com-o-bid-para-fortalecer-cafeicultura-no-haiti&catid=94%3Anotas-analiticas&Itemid=656

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!