LOADING

Type to search

Hashím Tátchi está convencido em concorrer a um terceiro mandato como Premiê de Kosovo

Wladimír Tzinguílev - Bulgária 21 de fevereiro de 2014
Share

O “Primeiro-Ministro da República do Kosovo”, Hashím Tátchi (Hashim Thaçi, na escrita em albanês) assegurou, em entrevista para a “Agência de Notícias Tániug[1], que ele pretende ser Premiê por um terceiro mandato. O Primeiro-Ministro não especificou a data das eleições, mas disse que vai definir em uma reunião conjunta com todos os partidos políticos. Tátchi afirmou que a iniciativa da Aliança para o Futuro de Kosovodo Ramúsh Haradináipara a dissolução do Governo influenciou as eleições antecipadas.

Ele declarou que a campanha eleitoral vai demorar 15 dias, com a finalidade de não cansar os cidadãos e para reduzir os custos. Falando sobre as reformas eleitorais, Tátchi[2] afirmou que Kosovo está à frente nas eleições, mas sem reformas profundas, apesar de elas terem sido declaradas. O Premiê falou sobre a independência de Kosovo e verificou quesem a contribuição da Albânia a liberdade não seria alcançada[2].

No começo deste ano, o Premiê albanês se manifestou nas redes sociais criando perfis nos mais usados meios de comunicação deste gênero[3]. Recentemente, em entrevista especial para o canal Euronews, Tátchi rejeitou as acusações de terrorismo e crimes de guerra. Ele apontou: “Uma terra pequena que tem tido repercussões globais. O Kóssovo surgiu de um conflito sangrento e brutal com a vizinha Sérvia, há 15 anos. Desde então, percorreu o caminho das pedras, para renovar a esperança de um dia ser aceitado pela comunidade internacional como um Estado soberano[4].

De acordo com o “Ministério dos Negócios Estrangeiros em Prístina”, a independência de Kosovo, até agora, foi reconhecida por 106 países.

—————

Imagem (Fonte):

http://www.balkaneu.com/kosovo-face-early-elections/

—————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.tanjug.rs/novosti/117447/taci–ponovo-cu-biti-premijer.htm

[2] Ver:

http://www.kryeministri-ks.net/?page=2,1

[3] Ver:

http://www.youtube.com/user/hashimthaciofficial?feature=watch

[4] Ver:

http://pt.euronews.com/2014/02/13/primeiro-ministro-do-kosovo-refuta-acusaces-de-terrorismo/

Wladimír Tzinguílev - Bulgária

De nacionalidade Búlgara, é Mestre em Segurança Corporativa (2012) pela Universidade de Economia Nacional e Mundial (UNSS, Sófia). Atua na área de Segurança Pública, Segurança Corporativa e Diplomacia Corporativa com foco nos países do Leste Europeu, sendo referência em questões relacionadas a Península Balcânica, Turquia e Rússia. Atualmente é jornalista e editor de notícias internacionais da Televisão Nacional da Bulgária (BNT).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.