LOADING

Type to search

[:pt]HDZ assume a ponta nas eleições parlamentares croatas[:]

Share

[:pt]

O partido conservador HDZ (União Democrática Croata) obteve uma liderança considerável nas eleições antecipadas ao Parlamento da Croácia que se deram no domingo (11 de setembro). Com as prévias feitas até o final desse dia, o HDZ teria 62 dos 151 assentos e o grupo de centro-esquerda do Partido Social Democrata estava com 10 assentos a menos. Conforme dados disseminados, 3 milhões e 800 mil croatas estavam aptos para votar.

O Governo de coalisão dos partidos de centro-direita HDZ e MOST se dissolveu em apenas cinco meses, em meio a linhas de reforma da administração pública e compromissos governamentais que obtiveram dificuldade no plenário. O novo líder do HDZ, Andrej Plenkovic, é um diplomata de carreira e parlamentar europeu, se apresenta como “moderado com pequenas tendências nacionalistas”. O resultado é “frustrante” para o líder da Coalisão do Povo, Zoran Milanovic, que estava liderando as pesquisas que precediam o sufrágio deste domingo.

A nova coalisão chegará com uma Croácia que sofria uma recessão desde 2010, apontou sinais de melhora recentemente, com um crescimento por volta de 2,5% do PIB, na última contagem. No entanto, o desemprego gira em torno de 14%, é um dos mais elevados da União Europeia e grande parte do crescimento do PIB é ocasionado pela temporada de verão europeu – aumentando o fluxo de turistas nos conhecidos balneários croatas.

Fatores geopolíticos também influenciam para um cenário de muito trabalho para a nova coalisão vencedora, de modo em que as tensões entre os vizinhos sérvios aumentaram após anúncios de fechamento de fronteiras, posteriores a momentos críticos da crise migratória e o fechamento da rota dos Bálcãs.

———————————————————————————————–                    

ImagemCroatian Parliament” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/54/Croatian_parliament.jpg/1024px-Croatian_parliament.jpg

[:]

Matheus Felten Fröhlich - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-RS. Bacharel em Relações Internacionais (2014), pelo Centro Universitário Univates de Lajeado - RS, realizou estudos em Segurança Internacional na Högskolan i Halmstad em Halmstad, Suécia (2013). Áreas de interesse em pesquisa são em Política Internacional, Segurança Internacional, Península Balcânica e etnias nas Relações Internacionais.'

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!