LOADING

Type to search

I Conferência Energia para o Desenvolvimento da CPLP

Share

Nos dias 23 a 25 de junho de 2015 ocorrerá no Centro de Congressos do Estoril, em Lisboa, a I Conferência Energia para o Desenvolvimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

De acordo com as informações do site do evento, a Conferência pretende “valorizar a capacidade da CPLP para se afirmar como um ator global no mapa da energia mundial enquanto plataforma intercontinental para a concertação política e diplomática; parceiro de cooperação técnica, econômica e financeira; interlocutor para a criação de negócios e geração de riqueza; agente na produção de investigação, ciência e tecnologia, e dinamizador de um modelo global de soberania energética e desenvolvimento para o séc. XXI[1].

Segundo informado, o setor da Energia tem sido um dos principais pontos de deliberação da CPLP. Na VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da organização, realizada em Lisboa, em 2008, foi realçada a importância do setor da Energia, reforçando a resolução do XII Conselho de Ministros da CPLP, de 2007.

O secretário executivo da organização, Murade Murargy, afirmou que se pretende assim colocar a CPLP no “mapa da energia mundial enquanto plataforma intercontinental de concertação política e diplomática, cooperação, negócios, ciência e investigação nas múltiplas dimensões de energia. E queremos fazer tudo isso em língua portuguesa[2].

Contando com a participação dos governantes dos Estados membros da CPLP, de acadêmicos, especialistas e empresários do setor da Energia, esta I Conferência pretende consolidar a articulação de uma visão em conjunto nesta área de atuação.

—————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://www.energiacplp.org/site/assets/img/logo_home.png

—————————————————————————————–

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.energiacplp.org

[2] Ver:

http://oje.pt/desenvolvimento-de-energia-da-cplp-debate-se-em-cascais-no-final-de-junho/

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.