LOADING

Type to search

IBGE divulga nota sobre a mudança metodológica do cálculo do PIB

Share

O “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística” (IBGE) divulgou ontem, 19 de setembro, uma nota* sobre a mudança na metodologia de cálculo das “Contas Nacionais”, que inclui o “Produto Interno Bruto” (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no País.

O documento do IBGE denominado “Projeto de Revisão do Sistema de Contas Nacionais” informa que as alterações visam à harmonização da produção de estatísticas econômicas no mundo, de acordo com as recomendações de organismos internacionais, como a “Divisão de Estatística das Nações Unidas”, a “Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico”, a “Comissão Europeia”, o “Eurostat”, o “Fundo Monetário Internacional” e o “Banco Mundial”.

 

O instituto ressalta que está em fase de elaboração do projeto de revisão para incorporar as novas recomendações e para atualização da classificação e bases de dados. Ainda de acordo com a nota divulgada*, as recomendações foram organizadas em 5 grandes áreas: (1) ativos não financeiros, (2) serviços financeiros, (3) instrumentos financeiros, (4) delimitação de Governo e setor público, e (5) relações com o resto do mundo.

—————————–

Fonte Consultada:

* Ver:

http://jornal.ceiri.com.br/wp-content/uploads/2012/09/Nota_mudanca_de_base_SCN_set2012.pdf

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.