LOADING

Type to search

Idade limite de 70 anos para líderes do Partido Comunista em Cuba

Share

No sábado, dia 16 de abril, foi realizado em Havana, capital de Cuba, o VII Congresso do Partido Comunista, com o objetivo de reunir e unir a militância, segundo declarou o próprio Rául Castro, Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba. Rául, visando rejuvenescer o sistema de cargos no Partido, propôs a fixação de um limite de 60 anos, como idade máxima para a entrada no Comitê Central do Partido Comunista, e de 70 anos, para desempenhar cargos de liderança na organização.  

Dessa forma, o que o Presidente cubano pretende é “oxigenar” os cargos, para permitir a entrada de novos rostos e novas ideias. Vale ressaltar que vários líderes cubanos estão na faixa entre os 70 e 80 anos e são oriundos da Revolução de 1959. O próprio Fidel Castro, por exemplo, tem 84 anos.

Destaca-se que, durante o Congresso do Partido Comunista discutiu-se a atualização do modelo econômico do país. O Congresso é realizado duas vezes por década, sendo o último (VI Congresso do PCC) ocorrido em 2011.

Assim sendo, o presidente Rául Castro tem se preocupado com a média de idade elevada entre os dirigentes políticos de Cuba. Dos 15 membros do Comitê Político, eleitos em abril de 2011, apenas três têm menos de 65 anos. O Partido Comunista de Cuba tem mais de 800 mil integrantes, sendo a única força política do país, que tem pouco mais de 11 milhões de habitantes.

Desse modo, o que se espera com essa decisão do Presidente cubano, após reunião com seus correligionários, é que seja mudada a “mentalidade” do partido que esteve “por anos atada a dogmas e critérios obsoletos. Com isso, Cuba espera que o país esteja conectado com as mudanças e modernização mundiais.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://educacao.uol.com.br/biografias/raul-castro-ruiz.htm

Jamile Calheiros - Colaboradora Voluntária

Bacharel em Relações Internacionais e Direito, com especializações em Direito Público Municipal e em Política e Estratégia. Aluna especial no Mestrado Acadêmico em Administração pela UFBa. Possui experiência na área jurídica adquirida em estágios em escritórios de advocacia, Petrobrás, Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Tem experiência internacional, em Dublin – Irlanda. Diretora Institucional da BBOSS. Voluntária [email protected] - Project Management Institute – Capítulo Bahia, Diretoria de Alianças e parcerias desde Agosto de 2015.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.