LOADING

Type to search

Share

[:pt]

Neste momento, em Seul, são 09:30, de sexta-feira, dia 10 de março de 2017

Nesta sexta-feira, dia 10 de março, a população sul-coreana saberá o resultado do Processo do Impeachment da presidente Park Geun-hye. Afastada desde dezembro de 2016, por envolvimento em um escândalo de tráfico de influências, ligado a sua amiga de infância, Choi Soon-sil e grandes corporações do seu país, seu futuro como líder no Governo coreano é incerto e tem apelo popular por seu afastamento definitivo.

A juíza Lee Jung-mi será encarregada de dar o veredito final e anunciar a decisão da Corte sobre o Impeachment de Park Geun-hye. Caso seis ou mais de um total de oito juízes da Corte entenderem que ela violou a Constituição do país, seu impedimento será definitivo e o país terá novas eleições Presidenciais em 60 dias.

Caso mais de três juízes rejeitem o impeachment, Park poderá voltar ao cargo e dar continuidade ao seu mandato até o final, em fevereiro de 2018. Manifestações populares ganharam as ruas do país nesses últimos dias em favor do seu Impedimento e ela anunciou que, mesmo que fosse absolvida do Processo, renunciaria em abril deste ano (2017).

A Corte Constitucional tem 180 dias de prazo para analisar e decidir sobre pedidos de Impeachment. O anúncio do veredito nesta semana demonstra que os órgãos que comandam a nação estão preocupados em manter a tramitação política, sem que haja interferência ou paralisia em algumas áreas, por conta do Processo em curso. O país está passando por importantes passos no campo da segurança nacional, com a parceria com Washington na instalação de sistema antimíssil, em resposta a ameaça iminente da Coreia do Norte e seus testes de mísseis balísticos e nucleares. Além disso, há a preocupação com a manutenção da economia do país, buscando evitar que os casos de corrupção possam afetar os negócios sul-coreanos, bem como a sua indústria.

———————————————————————————————–                    

Imagem 1 Juíza Lee Jungmi (esquerda) e Park Geunhye (direita)” (Fonte Reprodução Yonhap News):

http://spanish.yonhapnews.co.kr/national/2017/03/08/0300000000ASP20170308003400883.HTML

Imagem 2Park GeunHye quer dobrar o prazo presidencial” (Fonte – Reprodução Katehon):

http://katehon.com/news/park-geun-hye-wants-double-presidential-term

[:]

Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta