LOADING

Type to search

[:pt]Integrando agendas: a economia azul como elemento de ligação na parte ocidental do Mar Mediterrâneo[:]

Share

[:pt]

No último dia 19 de abril, a Comissão Europeia lançou uma iniciativa para integrar suas agendas econômica, ambiental e securitária em torno do conceito de economia azul na região do Mediterrâneo ocidental. A intenção é fomentar o crescimento econômico, a criação de empregos, o aperfeiçoamento da segurança marítima e a preservação dos ecossistemas nessa área da vizinhança europeia.

A iniciativa emergiu a partir do Diálogo 5+5, que envolve países do norte da África – Argélia, Líbia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia – e do sul da Europa (Espanha, França, Itália, Malta e Portugal). A ação almeja lidar com desafios centrais da região em destaque, articulando soluções que orbitam os seguintes objetivos:

  1. Contribuir com o desenvolvimento de um o espaço marítimo mais seguro, com as seguintes prioridades:

1.1 Cooperação nas atividades de guarda costeira;

1.2 Integridade marítima e combate à poluição marinha.

  1. Fomentar o desenvolvimento sustentável e resiliente da economia azul, com as prioridades:

2.1 Pesquisa e inovação estratégicas;

2.2 Desenvolvimento de clusters marítimos;

2.3 Desenvolvimento e disseminação de boas práticas e capacitação;

2.4 Consumo e produção sustentável.

  1. Aprimorar a governança marítima da região, cujas prioridades são:

3.1 Planejamento espacial e gerenciamento costeiro;

3.2 Conhecimento marinho e marítimo;

3.3 Conservação da biodiversidade e do habitat marinho;

3.4 Pesca Sustentável e desenvolvimento das comunidades costeiras.

A iniciativa é uma resposta da Comissão Europeia tanto aos desafios relacionados com ameaças à segurança e à integridade de pessoas, bens e recursos naturais no Mediterrâneo quanto às questões econômicas que envolvem o elevado índice de desemprego de jovens adultos no mediterrâneo ocidental e a utilização predatória do ambiente marinho – podendo resultar no comprometimento da biodiversidade e dos investimentos relacionados a este ambiente.

Nas palavras do Comissário Europeu para a Política de Vizinhança e Negociações para ampliação do Bloco, Johannes Hahn, “esta nova iniciativa regional reconhece e aproveita o potencial econômico do Mar Mediterrâneo e das suas áreas costeiras para aumentar ainda mais o crescimento econômico, contribuir para a criação de emprego e, eventualmente, para a estabilização da região. É um passo importante no sentido de uma coordenação e cooperação mais estreitas entre os países participantes” (tradução livre).

A iniciativa mostra uma abordagem criativa da Comissão Europeia, conectando desafios tão plurais como imigração, recessão econômica, desemprego de jovens adultos, projeção global do Bloco europeu, segurança e ameaça à biodiversidade marinha. O seu lançamento acompanha uma série de estudos e medidas, relacionados com o ambiente mediterrâneo e com a questão da economia azul, anunciados pela União Europeia ao longo das últimas semanas.

———————————————————————————————–                    

Imagem 1 Mapa da parte ocidental do Mar Mediterrâneo” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_Mediterr%C3%A2neo#/media/File:Mediterranee_02_EN.jpg

Imagem 2 Johannes Hahn” (Fonte):

https://fr.wikipedia.org/wiki/Johannes_Hahn#/media/File:JohannesHahnUnterwegs.jpg

[:]

Marcos Françozo - Colaborador Voluntário

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em Política Internacional e Comparada pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência acadêmica nas áreas de governança internacional, estudos europeus e regimes internacionais. Atualmente é Analista de Relações Internacional na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com atuação nas áreas de articulação, desenvolvimento e cooperação internacional. Principais ramos de atuação: Relações Internacionais, Políticas Globais, Europa, Cooperação Técnica e Cooperação Científica.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!