LOADING

Type to search

Share

Em uma recente nota publicada pelo jornal CEIRI, foi apresentada a relação entre EUA e o Irã atualmente, situação em que o Aiatolá Ali Khamenei, Líder Supremo do Irã, acusava publicamente os EUA de não cumprirem o Acordo Nuclear realizado em Viena (2015) e ainda tentarem prejudicar as relações entre empresários e Teerã. Tendo em vista a reaproximação difícil entre os dois países, na última terça feira (dia 10 de maio), foi disseminado pela mídia que o Irã decidiu denunciar os EUA à justiça Internacional por fundos bloqueados.

Em um discurso televisionado na cidade de Kerman, o Presidente do Irã, Hasan Rohani, afirmou que denunciará Washington à justiça internacional pelo bloqueio de US$ 2 bilhões de dólares de fundos nos Estados Unidos, enfatizando ainda que não deixará com que os EUA “fiquem” com o dinheiro.

Os dois bilhões de dólares seriam destinados à indenização de quase mil parentes de vítimas de atentados contra os Direitos Humanos apoiados ou promovidos pelo Irã. A decisão foi tomada pela Suprema Corte Americana em 20 de abril (2016). E, em consequência desta decisão, foi realizado o bloqueio de investimentos do Banco Central do Irã em contas de Nova York. Esta decisão já havia sido criticada pelo Presidente iraniano, que a chamou de “roubo descarado”, além de “uma grande desonra” para os americanos.

Não é a primeira vez que o Irã ameaça os Estados Unidos sob questões processuais. Em novembro de 2011, a Republica Iraniana acusou a Câmara de Representantes norte-americana de discutirem abertamente o assassinato de comandantes militares do país árabe e, por isso, resolveu levar a questão para o tribunal de justiça internacional.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://noticias.ne10.uol.com.br/mundo/noticia/2016/01/16/eua-suspendem-sancoes-ao-ira-apos-acordo-nuclear-592099.php

Ana Raquel Cordeiro - Colaboradora Voluntária Júnior

Graduada em Relações Internacionais (2014) pela Universidade da Amazônia – PA e profissionalmente atua com gestão de empresas. Áreas de interesse em pesquisa são em Marketing e mídias Internacionais, Conflitos bélicos e étnicos de interesse internacional, dentre outros.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.