LOADING

Type to search

Share

No dia 21 de outubro de 2013, segunda-feira passada, encontraram-se em Teerã os chefes da Aeronáutica russa, Viktor Bondarev, e o chefe da divisão aérea daGuarda Revolucionáriairaniana, Farzad Esmayeeli. Esse último presenteou o General russo com uma cópia do drone americano ScanEagle, supostamente abatido por forças iranianas em dezembro de 2012[1].

O episódio mostra uma possível reconciliação entre Moscou e Teerã, que seguiam com relações em baixa desde 2007, quando o Governo russo, em conformidade com as sanções impostas pelasNações Unidasao regime iraniano, suspendeu a venda da bateria de mísseis S-300 para as Forças Armadas do Irã[2].

A quebra de contrato gerou um processo no valor de quatro bilhões de dólares movido pelo Irã, no momento parado na “Corte Internacional de Arbitragem”. O Governo russo havia tentado reverter o problema oferecendo outros armamentos ao regime iraniano como compensação, mas não obteve sucesso[3].

Segundo Esmayeeli, o drone seria “um símbolo das capacidades técnicas das Forças Revolucionarias do Irã e um presente para as Forças Aéreas da Rússia e para o povo russo[4]. Tais conversas já haviam sido sinalizadas pela porta-voz do “Ministério das Relações Exteriores do Irã”,  Marzieh Afkham, que no início de outubro disse que os governos procuravam resolver a situação dos mísseis de maneira amistosa[4].

Os acontecimentos,  ainda recentes, mostram um possível aprofundamento dos interesses russos na região do “Oriente Médio”. Com a Síria presa em um conflito doméstico que já dura dois anos, Moscou estaria a procura de outros parceiros estratégicos. Com o sempre presente temor de uma invasão israelense, as elites militares iranianas estariam dispostas a modernizar suas tropas com as armas de Moscou, enquanto os russos garantiriam um ponto estratégico de petróleo e de peso contra a hegemonia americana no região[5].

———————-

Imagem (Fonte):

http://m.ruvr.ru/2010/06/15/1224992603/Russia_Iran_5.jpg

———————-

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.theguardian.com/world/2013/oct/21/iran-russia-us-scaneagle-spy-drone-production-capture

[2] Ver:

http://www.thehindu.com/news/international/world/russia-steps-in-to-improve-military-ties-with-iran/article5263017.ece

[3] Ver:

http://en.ria.ru/world/20130622/181809995.html

[4] Ver:

http://www.presstv.ir/detail/2013/10/05/327790/iran-russia-continuing-talks-on-s300/

[5] Ver:

http://english.pravda.ru/world/asia/11-09-2013/125620-syria_iran_hezb

Tags:
Leonel Victor Soares Caraciki - Colaborador Voluntário

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social - UFRJ. Realiza Especialização em Relações Internacionais pela PUC-RJ.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!