LOADING

Type to search

Japão descobre depósito de minerais raros no Pacífico

Share

No dia 4 de julho de 2011, o Japão divulgou a descoberta de um grande conjunto de depósitos de minerais raros sob o “Oceano Pacífico”. Os minerais encontrados são utilizados na produção de equipamentos eletrônicos e podem ser explorados imediatamente, segundo os cientistas japoneses. Os depósitos estão localizados em águas internacionais, próximos ao Havaí, Taiti e Polinésia Francesa.

 

Yasuhiro Kato, professor associado da “Universidade de Tóquio”, informou que apenas um quilômetro quadrado do depósito irá fornecer 1/5 da demanda anual. O depósito foi descoberto pela equipe do Prof. Kato, em conjunto com a “Agência de Ciência e Tecnologia Naval e Terrestre do Japão”.

São 78 pontos localizados, onde os minérios são encontrados em profundidades entre 3,5 km e 6 km. Um terço dos depósitos contém ítrio (Y), que serve para dar cor a telas de TV. Entretanto, um quinto do total nos depósitos são elementos radioativos que podem causar grandes danos ambientais, dependendo da forma de extração. Os minérios encontrados também são usados para fabricar aparelhos de “TV LDC”, aparelhos de “TV LED” e até carros híbridos.

Com a escassez de minerais raros para a fabricação de produtos de alta tecnologia, a China, o maior fornecedor mundial (97%), vem aumentando os preços no mercado. O Japão, com 1/3 da demanda mundial, foi fortemente afetado pelo aumento dos preços e, desde então, vem buscando diversificar as fontes de fornecimento.

Apesar da facilidade de extração, não há uma previsão para o início da exploração. As informações são da “Agência Reuters”.


Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!