LOADING

Type to search

Japão divulga evidências históricas de que a posse de ilhas disputadas com a China é legítima

Share

No dia 20 de setembro de 2012, o Governo japonês divulgou em uma rede social alguns documentos históricos que poderiam provar a legitimidade de sua posse sobre as Ilhas Senkaku (ou Diaoyu), que são disputadas com a China há mais duas décadas.

As tensões aumentaram quando, recentemente, o Japão anunciou a compra de algumas das ilhas disputadas. Entre as supostas provas divulgadas está uma carta datada 1920 e assinada pelo cônsul chinês em Nagasaki, em que ele agradece ao Governo japonês a ajuda prestada no naufrágio de pescadores chineses perto das ilhas disputadas. Essa carta mostraria o reconhecimento chinês da soberania japonesa sobre as ilhas.

 

A segunda evidência é um artigo da imprensa oficial da China, o qual fala sobre a luta da população local contra a ocupação dos Estados Unidos. Na ocasião, o nome utilizado para se referir às ilhas foiSenkaku”, como o Japão as nomeou. A terceira se refere a um mapa chinês de 1933, em que as ilhas aparecem como posse do Japão

O Governo chinês ignora qualquer argumento japonês e afirma que a posse chinesa é baseada na história, mas sem apresentar provas. Segundo a BBC, o Governo chinês se recusa a ir a “Fóruns Internacionais” para resolver o litígio.

————————

[1] Imagem

http://jornal.ceiri.com.br/wp-content/uploads/2012/09/aW1hZ2Vucy8xMzQ4MTcyNDk0YWZwLmpwZw.jpg

———————–

Fonte

Ver:

http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/09/20/japao-divulga-supostas-provas-sobre-posse-de-ilhas-disputadas-com-a-china

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.