LOADING

Type to search

Japão e Índia acertam Acordo para exploração de “Terras raras”

Share

Segundo o noticiário da “TV NHK” japonesa, o Japão e a Índia concluíram o “Acordo de Cooperação” para o desenvolvimento de infraestrutura e exploração de “terras raras”. De acordo com as informações divulgadas, o ministro japonês da “Indústria e Comércio”, Yukio Edano, firmou o Acordo com os indianos tendo em vista que este mercado tem um grande potencial de crescimento em toda a Índia e esta também poderá ser uma importante base de produção.

 

A exploração deste tipo de minerais será iniciada no final deste ano (2012) e, em troca, os japoneses contribuirão para a expansão da produção de “Energia Solar”, a “Dessalinização da Água do Mar” e outros projetos ambientais em toda a Índia.

A tecnologia japonesa é uma das mais sofisticadas do mundo em “Energia Solar” e, para o Governo indiano, o país já investe em “Energia Eólica”, mas precisa ter outros meios de geração de energia, sendo isto fundamental para a redução do impacto ambiental que ocorre devido à exploração no país de fontes energéticas tradicionais.

—————-

Fontes:

AssistirNoticiário NHK World” (TV a cabo): no Brasil (15:00 hs); no Japão (02:00)

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.