LOADING

Type to search

Japão e Rússia reforçam interesses em cooperação

Share

Segundo a “Agência Kyodo”, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda e o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, decidiram no dia 15 de outubro de 2011 reforçar as parcerias energéticas e comerciais entre os dois países.

 

Segundo o “Ministério de Assuntos Estrangeiros do Japão” (MOFA), Noda está confiante nas parcerias com a Rússia na área de recursos naturais na Sibéria e na Rússia. Putin mostrou interesse pela ratificação pela Dieta (Parlamento japonês) de um “Acordo Bilateral de Cooperação Nuclear”, de 2009. Segundo Noda, o Acordo será apreciado pela Dieta na próxima terça-feira, dia 18 de outubro.

As relações entre Japão e Rússia vinham se tornando tensas por conta de disputas territoriais advindas da “Segunda Guerra Mundial”, pois os dois governos alegam soberania sobre as “Ilhas Kurilas”, ao norte do Japão. As tensões tornaram-se mais fortes quando o presidente russo, Dmitri Medvedev, visitou uma das ilhas disputadas no final do ano passado, alegando serem territórios da Rússia.

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.