LOADING

Type to search

Japão está sozinho para resolver questões territoriais

Share

O Japão está vivendo um ano conturbado. O país ainda vive um momento difícil de reconstrução pós-tsunami e do acidente de Fukushima e agora aparenta estar sozinho para resolver problemas no contexto internacional.
Nesta semana, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, que está em visita fazendo um giro pelos países do leste asiático, já comunicou que seu país não irá tomar posição sobre o caso das ilhas Diaoyu. Seu comunicado se deu durante sua visita a Tokyo, quando se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Japão, Koichiro Gemba.

Segundo ele, os EUA querem que Japão e China resolvam a questão de forma diplomática. A autoridade japonesa comentou: “uma coisa importante nas relações entre o Japão e a China é evitar o mau entendimento e o mau juízo”*.
Atualmente, os japoneses estão disputando territórios com a Rússia, “Coreia do Sul”, China e Taiwan, disputas simultâneas e nelas o Japão não tem apoio de uma grande potência global. O país, até o momento, está sozinho em um tema sensível e de extrema importância para a manutenção do equilíbrio diplomático regional e estabilidade econômica internacional.
———————
Fontes:

* Ver:

http://portuguese.cri.cn/561/2012/09/17/1s156259.htm
Ver também:

http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/news03.html

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!