LOADING

Type to search

Japão novamente captura barco de pesca chinês em suas águas territoriais

Share

Ontem, dia 22 de dezembro de 2011, a “Guarda Costeira Japonesa” novamente apreendeu em suas águas territoriais um barco de pesca chinês. Nesta semana, foi o segundo caso. Segundo as autoridades japonesas, o capitão do barco, Lin Zongyong, foi preso por ignorar uma ordem da “Guarda Costeira”. A perseguição durou uma hora nas águas próximas à ilha japonesa Yome, a 950 km de Tóquio.

 

Dois dias antes, outro barco da China entrou nas águas japonesas próximas a Nagasaki. O incidente envolvendo barcos de pesca chineses, apesar da aparente incapacidade de gerar danos ao Japão, vem aumentando as tensões entre Tóquio e Pequim. Em setembro de 2010, as relações entre os dois Estados foram seriamente afetadas pela captura de um barco chinês nas águas próximas a ilhas Senkaku (ou Diaoyu) disputadas pelos dois países.

Apesar de parecerem atos inofensivos, o Japão inclui tais incidentes como uma potencial ameaça a sua segurança nacional, muitas vezes classificando tais atos como agressões ao Japão e acusando o governo chinês de ser conivente.

———

Fontes:

Informações: “Agência AFP”.

Imagem:

http://jornal.ceiri.com.br/wp-content/uploads/2011/12/Kojima-Japanese-Coast-Guard.jpg

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!