LOADING

Type to search

Japão pede que Coréia do Norte não realize nenhum lançamento de foguetes

Share

No dia 16 de março de 2011, o governo japonês pediu a Pyongyang que não lançasse nenhum tipo de foguete, mesmo que seja um satélite. Tal ação iria contrariar as resoluções das “Nações Unidas” e modificar a estabilidade regional.

O pedido ocorreu após Pyongyang ter anunciado, no mesmo dia, que iria lançar um novo foguete entre os dias 12 e 16 de abril de 2012. A finalidade seria colocar um novo satélite em órbita para comemorar o centenário de Kim Il-Sung, avô do atual líder. O “Departamento de Defesa” dos Estados Unidos considerou esse anúncio “altamente provocativo”.

Em 2009, a Coréia do Norte lançou um foguete que alegava ser um satélite. Contudo, Tóquio afirmava que se tratava de um teste de mísseis balísticos. Segundo o ministro japonês de “Assuntos Estrangeiros”, Koichiro Gemba, esse lançamento poderá abalar a frágil estabilidade regional e conta com a China, que terá um papel importante para dissuadir os norte-coreanos.

O novo comportamento de Pyongyang veio 16 dias após um Acordo com os Estados Unidos. Nesse acordo, o país aceitou congelar seus programas nucleares em troca de ajuda alimentar.

O ministro da Defesa do Japão, Naoki Tanaka, na ocasião, afirmou no Parlamento que as “Forças de Autodefesa” farão o máximo para manter a paz e a segurança do país diante dessa nova ameaça.

———

Fontes:

Ver:

http://www.japantoday.com/category/national/view/japan-urges-n-korea-not-to-launch-rocket

Ver:

http://www.channelnewsasia.com/components/display_image.php?id=486835

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!