LOADING

Type to search

Japão prepara sistema de defesa para derrubar foguete norte-coreano

Share

No dia 23 de março de 2012, o governo japonês afirmou que as “Forças de Autodefesa” irão implantar um “sistema antimíssil” a fim de interceptar qualquer míssil ou foguete norte-coreano que chegue ao território japonês. Segundo o ministro da Defesa, Naoki Tanaka, haverá mobilização militar, inclusive de destróieres.

 

Ainda nesse mês, dezesseis dias após aceitar um Acordo com os Estados Unidos, Pyongyang afirmou que irá lançar um satélite em abril, a fim de comemorar o centenário de Kim Il-Sung, avô do atual líder e “fundador” da Coréia do Norte. Contudo, seus vizinhos e os Estados Unidos acreditam que tal lançamento, na verdade, será um teste militar.

Acredita-se que tal foguete poderá passar pela “Ilha de Okinawa”, ao sul do Japão. Assim, haverá atenção especial naquela região. A mobilização das “Forças de Autodefesa” e o estado de alerta não significam autorização tácita prévia para derrubar o projétil norte-coreano. Qualquer atuação defensiva deverá ter autorização direta do Primeiro-Ministro.

Em viagens pela Ásia, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, afirmou que o lançamento do foguete poderia dificultar a ajuda humanitária internacional e piorar a situação no país.

———————

Fontes:

Ver:

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5680717-EI8143,00-Japao+mobiliza+sistema+antimissil+contra+foguete+nortecoreano.html

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.