LOADING

Type to search

Jorge Faurie é nomeado Ministro das Relações Exteriores argentino

Share

O diplomata argentino Jorge Faurie assumirá hoje, 12 de junho, o Ministério das Relações Exteriores e Culto de seu país, substituindo Susana Malcorra, que ocupou o cargo por 18 meses, desde o início do governo de Maurício Macri, em dezembro de 2015. A mudança na chancelaria foi anunciada em 29 de maio deste ano (2017), durante ato que contou com a presença do Presidente, de seu chefe de gabinete, Marcos Peña, e da Ministra.

Malcorra com Ban Ki Moon

Malcorra destacou a tensão entre o orgulho e honra em representar o seu país e suas obrigações familiares, justificando a decisão pela saída por questões pessoais. Seu marido reside em Madrid, onde passará a viver. Macri afirmou que a Ministra foi uma colaboradora fundamental na tarefa de inserir novamente a Argentina no mundo e continuará na equipe do governo, como Conselheira.  Segundo a Chanceler, o país voltou a sentar-se à mesa em todos os fóruns internacionais de relevância e, a partir de agora, trabalhará com o governo na tarefa de planejar a inserção internacional argentina estrategicamente, tendo em vista o longo prazo.

Apesar do discurso oficial e de vitórias importantes, a gestão de Malcorra foi marcada por alguns erros de cálculo, como declarar que  se sentiria mais cômoda com a vitória de Hillary Clinton nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em novembro do ano passado (2016). A Ministra também se lançou como candidata à Secretária Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e perdeu a disputa para o português Antônio Guterres, em outubro de 2016. A sua posição sobre a questão das Ilhas Malvinas também gerou oposição e constrangimentos internos.

De acordo com o Governo, haverá continuidade na orientação geral e na agenda de Política Exterior com a gestão de Faurie. Por outro lado, pode haver alteração de estilo, em razão de diferenças de perfis e trajetórias. Malcorra trabalhou durante grande parte de sua vida na iniciativa privada, foi Engenheira de Sistemas da IBM e chefe executiva da Telecom Argentina. Em 2002, passou a integrar o quadro de funcionários da ONU, onde exerceu funções no Programa Mundial de Alimentos e tornou-se chefe de Gabinete do então Secretário-Geral, Ban Ki Moon, em 2012. Jorge Faurie, é diplomata de carreira, foi embaixador na França, tendo exercido os cargos de vice-chanceler, no ministério de Carlos Ruckauf, durante o Governo interino de Eduardo Duhalde (2002-2003), e também foi chefe de Protocolo durante a Presidência de Carlos Menem (1989-1999).

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1Edificio Cancilleria (Buenos Aires)” (Fonte):

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Edificio_Cancilleria_(Buenos_Aires).jpg

Imagem 2 Malcorra con Ban Ki Moon” (Fonte):

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Malcorra_con_Ban_Ki_Moon.jpg

Livia Milani - Colaboradora Voluntária

Mestre e doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais "San Tiago Dantas" (UNESP,UNICAMP, PUC-SP) e graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Participa do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (GEDES/UNESP). Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Segurança Regional, Política Externa, Integração Regional, Relações Brasil-Argentina, cooperação em Defesa na América do Sul, Relações Inter-americanas.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!