LOADING

Type to search

[:pt]José Eduardo dos Santos é reeleito Presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola[:]

Share

[:pt]

No sábado da semana passada (dia 20 de agosto), José Eduardo dos Santos, atual Presidente de Angola, foi reeleito líder do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), Partido governista. Consequentemente, a sua reeleição o posiciona como candidato ao Pleito Presidencial de Angola do ano que vem (2017).

Delegados eleitorais de todas as províncias angolanas participaram da eleição do novo líder do MPLA – a qual, no entanto, teve somente “dos Santos” como candidato. Juntamente com a escolha do novo Presidente do Partido, foram eleitos outros 363 membros para a formação do Comitê Central de Gerenciamento do Partido.

A opção implacável por “dos Santos” para seguir como líder do partido e principal candidato às eleições ilustra a verticalização operacional do MPLA. Sustentado pelo seu protagonismo na vida política angolana, o atual Presidente aposta no crescimento econômico e na relativa estabilidade social pós-guerra civil como principal moeda de troca para estender o seu posto presidencial – um dos mais longínquos em toda a África.

A nomeação, por fim, cessa os rumores de que ele se aposentaria da vida política após o fim do seu mandato, no ano que vem. Em março deste ano (2016) o mandatário angolano havia anunciado que não mais exerceria nenhum cargo público a partir de 2018, fato que remexeu com o Partido a fim de buscar uma renovação à sua frente.

O atual formato da Constituição angolana, modificado em 2010, prevê eleições indiretas para o cargo de Presidente, um mandato de cinco anos e a possibilidade de reeleição para um segundo mandato. Dessa maneira, dado que atualmente 175 das 220 cadeiras da Assembleia Nacional angolana estão em posse de políticos do MPLA, é alta a probabilidade de que José Eduardo dos Santos seja reeleito no Pleito do ano que vem e permaneça como protagonista político em Angola até 2022.

———————————————————————————————–                    

Imagem (FonteEBC):

http://www.ebc.com.br/2012/09/jose-eduardo-dos-santos-e-reeleito-presidente-de-angola

[:]

Pedro Frizo - Colaborador Voluntário

Economista pela ESALQ-USP, é atualmente mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós- Graduação do IFCH-UFRGS. Foi pesquisador do Programa de Mudanças Climáticas do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM). Atualmente desenvolve pesquisas na área de Sociologia Econômica, Economia Política e Sociologia do Desenvolvimento. Escreve no CEIRI Newspaper sobre economia e política africana, como foco em Angola, Etiópia e Moçambique

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!