LOADING

Type to search

Juncker inicia negociações para se tornar novo Presidente da Comissão Europeia

Share

Após o término das eleições para o Parlamento Europeu (PE), no último domingo, os líderes das principais “famílias partidárias”* que compõe a Instituição deram aval para que o ex-Primeiro-Ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, dê início às negociações com os demais grupos políticos com o objetivo de assumir o cargo de Presidente da Comissão Europeia (CE), no momento presidida pelo português José Manuel Durão Barroso.

Juncker atualmente lidera o Grupo do Partido Popular Europeu** (PPE), que obteve o melhor resultado nas eleições, conquistando 213 dos 751 assentos do Parlamento. O Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D), liderada pelo austríaco Hannes Swoboda, obteve 189 assentos na instituição, formando assim a segunda maior bancada.

Swoboda afirmou que o seu apoio para que Juncker iniciasse as negociações se deu pelo simples fato de que sua família partidária obteve a maior bancada no PE, contudo, o S&D defende que seu ex-líder, e atual Presidente do Parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz, seja o novo Presidente da Comissão Europeia. Um eventual apoio à candidatura de Juncker só irá acontecer após as negociações entre os grupos partidários.

Para o diretor do Centre for European Policy Studies****, Daniel Gross, o líder do PPE deverá estreitar relações com o S&D, o Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia e com o Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa, para contornar o crescimento de deputados europeus que representaram partidos contrários à integração europeia, os Eurocéticos. Contudo, o crescimento destes partidos “foram recados para os governos nacionais e não para a Europa[1], afirmou Gross.

A aprovação do candidato que irá chefiar a Comissão Europeia irá ocorrer somente após uma reunião informal dos Chefes de Estado dos 28 Estados-membros da União Europeia.

———————————

* Também denominadas pela expressão “grupos políticos.

** Agrupamento partidário democrata-cristão, usualmente denominado como “conservador” e “centrodireita.

*** Atual Presidente do Parlamento Europeu.

**** Think-tankeuropeu.

———————————

Imagem (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/European-parliament-strasbourg-inside.jpg

—————————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.dw.de/juncker-sai-na-frente-na-disputa-pela-presid%C3%AAncia-da-comiss%C3%A3o-europeia/a-17665581

—————————————

Ver também:

http://www.dw.de/european-rivals-say-juncker-should-have-first-shot-at-presidency/a-17665506

Ver também:

http://euobserver.com/eu-elections/124388

Thiago Babo - Colaborador Voluntário

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (Usp); Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Colaborador do Núcleo de Análise da Conjuntura Internacional (NACI) e do Núcleo de Estudos de Política, História e Cultura (Polithicult). Experiência profissional como consultor de negócios internacionais. Atua nas áreas de Política Internacional, Integração Europeia, Negócios Internacionais e Segurança Internacional. No CEIRI NEWSPAPER é o Coordenador do Grupo Europa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!