LOADING

Type to search

Klaus Iohánnis é eleito Presidente da Romênia

Wladimír Tzinguílev - Bulgária 21 de novembro de 2014
Share

O liberal Klaus Iohánnis ganhou as eleições presidenciais realizadas no último domingo, dia 16 de novembro, na Romênia, ao obter 54,66% dos votos contra 45,33% de seu rival, o primeiro-ministro social-democrata Víctor Pónta. Com 96,5% dos colégios contabilizados, a apuração do Escritório Eleitoral Central confirma a vitória de Iohánnis, que ainda no sábado se proclamou vencedor deste pleito[1].

O político liberal está à espera de uma resolução judicial que opine se violou a legislação sobre incompatibilidade de cargos públicos quando, em sua época como prefeito de Sibíu, foi ao mesmo tempo presidente da empresa municipal de gestão de água, em cujo caso seria inabilitado para exercer esta função de presidente da empresa.

Se a Justiça não o impedir, Iohánnis se transformará no quarto Presidente eleito da Romênia, em substituição de Traián Basséscu, e exercerá seu cargo durante os próximos cinco anos. Exatamente 63,96% dos romenos com direito a voto participaram neste segundo e definitivo turno eleitoral, um número elevado se forem considerados os altos índices de abstenção que costumam ser registrados no país.

Nesta noite, graças a vocês, começa uma nova Romênia[2], proclamou o vencedor de uma eleição sobre as quais as pesquisas de intenção do voto tinham anunciado a vitória do seu opositor, o primeiro-ministro Pónta, que reconheceu sua derrota, felicitou Iohánnis, e anunciou que vai continuar à frente do Executivo[2].

—————————————————————————

Imagem (Fonte):

http://www.banker.bg/sviat/read/germanecut-klaus-iohanis-e-noviiat-prezident-na-rumuniia

—————————————————————————

Fonte Consultada:

[1] Ver:

http://www.bbc.com/news/world-europe-30082425

[2] Ver:

http://www.dw.de/klaus-iohannis-romania-must-make-the-most-of-its-opportunities/a-18072474

 

Wladimír Tzinguílev - Bulgária

De nacionalidade Búlgara, é Mestre em Segurança Corporativa (2012) pela Universidade de Economia Nacional e Mundial (UNSS, Sófia). Atua na área de Segurança Pública, Segurança Corporativa e Diplomacia Corporativa com foco nos países do Leste Europeu, sendo referência em questões relacionadas a Península Balcânica, Turquia e Rússia. Atualmente é jornalista e editor de notícias internacionais da Televisão Nacional da Bulgária (BNT).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!