LOADING

Type to search

Lideranças africanas encontram-se no Cairo para discutir o desenvolvimento regional

Share

Foi realizado na semana passada no Cairo, entre os dias 7 e 9 de dezembro (2017), o II Africa Business Forum. O evento contou com a presença de mais de dez lideranças de Estados africanos e diversos representantes regionais e internacionais do setor privado. O tema principal do encontro foi a discussão de mecanismos para expandir o Investimento Estrangeiro Direito (IED) no continente, bem como para incrementar as relações econômicas entre as nações africanas.

Um dos principiais momentos do Fórum foi a Mesa que contou com o Presidente egípcio, Abdul Fatah Al-Sisi, e o Presidente de Ruanda e próximo líder da União Africana, Paul Kagame. Em suas respectivas falas, ambos mencionaram a necessidade de consolidar um espaço de negócios que seja mais propício às empresas internacionais.

Presidente egípcio, Abdul Fatah Al-Sisi, recebeu lideranças africanas no Cairo

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2012 a África vivencia uma contínua queda no montante de IED, o que impacta negativamente os níveis de produtividade das economias regionais e na retenção de divisas. Entre tais mecanismos propulsores estariam, na visão dos conferencistas, uma maior capacitação da mão-de-obra local, investimentos em infraestrutura e em instituições mais transparentes.

Também foi discutida a necessidade de expandir os projetos de cooperação e os acordos bilaterais e multilaterais entre esses países. Estima-se que somente 15% das exportações africanas são destinadas a nações do mesmo continente, o que implica em maior dependência das vendas externas à Europa e à Ásia. A presença de conflitos ainda latentes em diversas regiões dentro da África, somado à recessão que países como Angola e Nigéria vivenciam devido à queda nos preços internacionais do petróleo, dificulta uma maior integração.

Precisamos reforçar a nossa coesão e integração econômica como forma de garantirmos o desenvolvimento conjunto, explorando as potencialidades existentes em cada um dos nossos países. Só assim poderemos desenvolver a África sem depender de terceiros”, declarou o Presidente Al-Sisi durante o Fórum.

O evento também contou com painéis destinados a debater o empreendedorismo feminino. Mulheres como Nonkululeko Nyembezi, presidente da Bolsa de Valores de Johanesburgo, e Ibukun Awosika, presidente do First Bank Nigeria, participaram de Mesas que discutiram a importância de oportunidades econômicas para as mulheres como fator para a promoção da igualdade de gênero.

A questão, de fato, tem sido cada vez mais discutida nos últimos anos, principalmente dentro da ONU com a institucionalização da Resolução 1889, de 2009. Em um contexto regional de amplos conflitos sociais e guerras civis, o protagonismo feminino se faz demanda iminente para lograr eficientes acordos de paz, os quais se constituem como o único caminho para propiciar a estabilidade e, com isso, a geração de riqueza no continente africano.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1Encontro trouxe lideranças políticas para debater o desenvolvimento regional” (Fonte):

http://www.logupdateafrica.com/egypt-to-host-three-day-conference-africa-2017-forum-state-heads-supply-chain#lightbox/0/

Imagem 2Presidente egípcio, Abdul Fatah AlSisi, recebeu lideranças africanas no Cairo” (Fonte):

https://ro.wikipedia.org/wiki/Abdel_Fattah_el-Sisi

Pedro Frizo - Colaborador Voluntário

Economista pela ESALQ-USP, é atualmente mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós- Graduação do IFCH-UFRGS. Foi pesquisador do Programa de Mudanças Climáticas do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM). Atualmente desenvolve pesquisas na área de Sociologia Econômica, Economia Política e Sociologia do Desenvolvimento. Escreve no CEIRI Newspaper sobre economia e política africana, como foco em Angola, Etiópia e Moçambique

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!