LOADING

Type to search

Lituânia constrói cerca na fronteira russa de Kaliningrado

Share

A Ministra do Interior da Lituânia, Eimutis Misiunas, funcionários do serviço de fronteira do país e a construtora Gintreja reuniram-se em Ramoniskiai, distrito de Sakiai, no dia 5 de junho, para a realização da cerimônia de abertura das obras de construção da cerca metálica que separará os lituanos do enclave russo de Kaliningrado. O Jornal Baltic Times informou que o projeto de 1,335 milhão de euros abrangerá 44,6 Km ao longo do rio Nemunas, nos distritos de Sakiai e Vilkaviskis, e possui projeção de conclusão para dezembro de 2017.

Segundo o Governo lituano, o motivo para a construção da cerca de 2 metros de altura é a contenção do contrabando de tabaco e a manutenção do afastamento de migrantes ilegais. Todavia, a Rússia não encarou a notícia com bom grado e entende as atitudes lituanas como russofobia. A questão torna-se mais delicada com a programação dos exercícios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) marcados para os dias 17 a 19 deste mês (Junho).

Oblast de Kaliningrado

A grande preocupação de Moscou é com o isolamento de Kaliningrado, cuja localização entre a Polônia e a Lituânia é estratégica para os russos, devido ao fácil acesso marítimo. Em relação a situação, o Jornal Regnum noticiou que o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, se limitou a dizer que “vê como interesse de seu povo a continuação da comunicação”.

Já o Jornal E-Gorlovka informou a iniciativa do próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, que apresentou a proposta de efetivação de um visto eletrônico gratuito e válido por 30 dias com o propósito de incentivar os negócios e o compromisso russo com a paz. Entretanto, tal situação necessita de paciência e diálogo contínuo entre os atores, com a finalidade de trazer a resolução do problema. Salientam ainda os especialistas que existem melhores alternativas no âmbito tecnológico para o monitoramento fronteiriço, além disso, é tido como um consenso nas relações internacionais que o levante de cercas e muros apenas reforça o caráter excludente de ações.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Mapa dos municípios e condados da Lituânia” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/89/Municipalities_in_Lithuania.png

Imagem 2 Oblast de Kaliningrado” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c8/KaliningradOB.png

Bruno Veillard - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Política (PPG-SP), e Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro vinculado a Universidade Cândido Mendes (IUPERJ/UCAM). Atua na produção de notas analíticas e análises conjunturais na área de política internacional com ênfase nos países Nórdico-Bálticos e Rússia.

  • 1

Deixe uma resposta