LOADING

Type to search

Lugo sanciona medida e Paraguai inicia “Estado de Exceção”

Share

O Paraguai deu início ao “Estado de Exceção” no norte do país na última segunda-feira (10 de outubro), reforçando a presença militar nos departamentos de “San Pedro” e Concepción. É a segunda vez que os militares operam na região em menos de dois anos. Com a medida em ação, a população local fica com alguns direitos suspensos, como o de reunião, e garante maior autonomia às forças militares e ao Presidente, que tem a missão de combater o grupo denominado “Exército do Povo Paraguaio” (EPP). Autoridades do país apontam que cerca de 20 integrantes estejam escondidos em florestas da região.

 

A medida, amplamente debatida na semana passada, foi sancionada pelo presidente Fernando Lugo após dizer que seu governo “não fecha os olhos nem os ouvidos para os problemas reais do país”*. Legisladores chegaram a sugerir a possibilidade de um processo de impeachment do presidente, caso a medida terminasse sem resultados no combate a EPP.

O general que foi designado comandante da operação, Félix Pedrozo, disse que membros do Exército, da Marinha e da “Força Aérea” começaram a se mover para o Departamento de Concepción, a cerca de 500 quilômetros ao norte de Assunção, para dar início à Operação.

Levamos a quantidade e qualidade de pessoal necessário para o cumprimento dessa missão. Colocaremos nossa maior dedicação, esforço e capacidade profissional a fim de cumprir o que nos foi pedido”**, afirmou Pedrozo.

Não há detalhes de quantos militares estarão envolvidos, mas a mídia local noticiou a mobilização de cerca de 200 integrantes que, de acordo com o ministro do Interior Carlos Filizzola,  irão atuar em conjunto com a “Polícia Nacional”.

———————

Fontes:

* Ver:

http://www.dci.com.br/Violencia-faz-Paraguai-decretar-estado-de-emergencia-9-394175.html

** Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,paraguai-inicia-estado-de-excecao-com-mais-militares-no-norte,783615,0.htm

Ver Também:

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/paraguai-inicia-estado-de-excecao-com-mais-militares-no-norte/n1597266267031.html

Tags:
Jean Bortoleto - Colaborador Voluntário Júnior 2

Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atua no CEIRI NEWSPAPER como colaborador para assuntos da América Latina e com a geração de debates e ações sobre política, economia e meio ambiente em ONG's. Profissionalmente atua com internacionalização de empresas nos EUA.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!