LOADING

Type to search

Mario Draghi anuncia “escudo antispread”

Share

Com o término do verão europeu, investidores financeiros aguardavam o pronunciamento do presidente do “Banco Central Europeu” (BCE), Mario Draghi, na expectativa do anúncio de medidas concretas de proteção à “Zona do Euro”. Os mercados financeiros esperavam pela confirmação de um “Programa de Compra de Dívidas Públicas” desde o pronunciamento de Draghi, no dia 2 de agosto, ao indicar sua intenção de “realizar operações no mercado de obrigações do tamanho adequado para atingir seus objetivos”*.

 

No início de outubro, François Hollande, presidente da França, e Mario Monti, primeiro-ministro da Itália, em encontro ocorrido na capital italiana, anunciaram conjuntamente o apoio ao “Programa de Compra de Dívidas Soberanas” – apelidando o programa de “escudo antispread”. Para Hollande, “há taxas de juros elevadas demais na Europa (…). Baixar os juros é o papel de todos que tem vocação a intervir na zona do euro, e em especial do BCE”**.

Na última quinta-feira, em Frankfurt, Mario Draghi anunciou o “Programa de Compra de Dívidas Públicas”, denominado de “Outright Monetary Transactions” (OMT), e suas condições. Países que buscarem os benefícios do Programa deverão antes solicitar socorro financeiro ao “Fundo Monetário Internacional” e à Bruxelas – “Fundo Europeu de Estabilidade Financeira” ou “Mecanismo Europeu de Estabilidade”. O pedido de socorro a estas três instituições acarretará, na prática, na implementação de reformas e medidas de austeridade fiscal.

Outras das condições do Programa consistem em limitar as compras das dívidas ao mercado secundário, em outras palavras, os Bancos só irão poder comprar títulos da dívida soberana de investidores privados e não diretamente dos países; o Programa se limita a obrigações com validade de no máximo três anos; não há limites quantitativos à compra dos títulos, “uma forma de desestimular a especulação e transmitir segurança aos mercados”***. O Governo alemão demonstrou ceticismo com o pronunciamento.

————————–

Fontes:

* Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,bce-diz-hoje-se-compra-papeis-europeus-,926638,0.htm

** Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,franca-e-italia-apoiam-escudo-antispread-do-bce-,926124,0.htm

*** Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,plano-de-bce-traz-alivio-a-crise-do-euro-,927170,0.htm

Tags:
Thiago Babo - Colaborador Voluntário

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (Usp); Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Colaborador do Núcleo de Análise da Conjuntura Internacional (NACI) e do Núcleo de Estudos de Política, História e Cultura (Polithicult). Experiência profissional como consultor de negócios internacionais. Atua nas áreas de Política Internacional, Integração Europeia, Negócios Internacionais e Segurança Internacional. No CEIRI NEWSPAPER é o Coordenador do Grupo Europa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!