LOADING

Type to search

Medidas anti-tráfico: Rússia poderá proibir estrangeiros com passaportes nacionais

Share

Em uma sessão do “Comitê Estatal Anti-Drogas” realizada em Moscou, 11 de março,  o diretor do “Serviço Federal de Controle de Drogas” da Rússia, Viktor Ivanov, aconselhou que estrangeiros sejam impedidos de entrar no país com os seus passaportes nacionais, informou a agência de notícias russa Interfax, citada pela “Folha de São Paulo”*.

 

Ivanov também propôs que a Rússia se retire de “Acordos Internacionais” que assegurem um procedimento mais fácil para a aquisição da cidadania russa. Estas medidas tem por objetivo combater o tráfico de drogas do exterior para a Rússia.

Entre as “medidas anti-tráfico” sugeridas por Ivanov estão estabelecer o controle de imigração na fronteira nacional russa ou dar às autoridades da fronteira do “Serviço de Segurança Russo” (FSB) poderes para conduzir controle de imigração.

As medidas que poderão ser implantadas estão sendo anunciadas pouco tempo depois da mídia internacional disseminar** em seus noticiários oKrokodil, uma alternativa ao uso da heroína que está fazendo vítimas por toda a Rússia.

O nome (que em russo significa crocodilo) vem de uma das consequências mais comuns ao uso: a pele da pessoa passa a ter um tom esverdeado e cheia de escamas, como a de um crocodilo. Casos de viciados precisando de amputação ou da limpeza de grandes áreas apodrecidas em seus corpos são cada vez mais comuns em salas de emergência dos hospitais daquele país.

——————–

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1060243-russia-pode-proibir-estrangeiros-com-passaportes-nacionais.shtml

** Ver:

http://www.time.com/time/world/article/0,8599,2078355,00.html

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!