LOADING

Type to search

Medvedev declara que crescimento rápido da China não apresenta riscos à Rússia

Share

Na semana passada (em 23 de outubro), o Primeiro-Ministro russo, Dmitri Medvedev, participou de uma entrevista na qual o tema central foi a relação entre China e Rússia. Em meio aos tópicos propostos, Medvedev fez uma declaração afirmando que a Rússia não enxerga como um perigo o rápido desenvolvimento chinês e demonstrou que a cooperação entre os dois países é viável, desde setores de alta tecnologia até o de matérias primas[1][2].

Analistas interpretam a vontade russa de cooperação com a China como interesse de participação no seu mercado, focando a necessidade industrial chinesa por matéria prima. Outra observação realizada, mas de âmbito político, é o de que a Rússia tem cada vez mais tentado se aproximar dos governos dos antigos parceiros da extinta “União Soviética”, numa tentativa de restabelecer sua hegemonia política.

Esse interesse hegemônico, pode ser observado não só no aspecto internacional, mas internamente, por exemplo, nas notícias que indicam um projeto do Governo russo de ensinar jovens ingressantes na carreira militar sobre a história do país com um objetivo de incentivar o patriotismo[3].

————————-

ImagemPrimeiro Ministro russo Medvedev em entrevista no ‘Canal 1’ Russo” (FonteRia Novosti):

http://en.ria.ru/russia/20131026/184369990/Medvedev-Says-Fast-Growing-China-Poses-No-Danger-to-Russia.html

————————-

[1] Ver:

http://en.ria.ru/russia/20131026/184369990/Medvedev-Says-Fast-Growing-China-Poses-No-Danger-to-Russia.html

[2] Ver entrevista na íntegra:

http://www.youtube.com/watch?v=uoIQzQ7SKcc  

[3] Ver:

http://en.ria.ru/military_news/20131029/184404786/Russian-Conscripts-to-Study-Military-History.html

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.