LOADING

Type to search

Mesmo com crise, chineses investem em Portugal

Share

O “Banco da China” e a Sinohydro continuam investindo em Portugal, dando sequência a uma série de aportes chineses no país europeu desde 2011. Portugal está servindo como plataforma de entrada de empresas da China na “União Europeia” e nos países de “Língua Portuguesa”.

Tian Guoli, presidente do “Banco da China”, declarou: “Os investidores chineses olharam na década passada para os Estados Unidos da América e para o Japão, mas agora é a vez de haver mais cooperação com a Europa, nomeadamente com Portugal e países do sul do continente[1].

Os portugueses estão animados com o fato de as empresas chinesas que estão entrando e as que pretendem entrar no seu mercado serem concorrentes. A Sinohydro, por exemplo, que anunciou seus planos para Portugal, é concorrente da já instalada, “China Tree Gorges” (CTG). As duas empresas chinesas pretendem disputar o mercado português, o europeu e de outros países da África de língua lusófona.

Desde o ano de 2011, as empresas chinesas são grandes responsáveis por manter alguns setores econômicos de Portugal ainda ativos. Calcula-se que os investimentos da China ainda ganharão maiores proporções nos próximos anos.

——————

Fonte consultada:

[1] Ver:

http://www.macauhub.com.mo/pt/2013/07/22/presenca-chinesa-em-portugal-reforcada-com-banco-da-china-e-sinohydro/

Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!